quinta-feira, 16 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 4ª Tropeada - Festivais

 

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba.

A tropeada de hoje é sobre os Festivais. Parece mentira, mas já se passaram 50 anos desde a primeira Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, evento que inaugurou a era dos festivais nativistas. Neste programa vamos relembrar alguns momentos deste e de outros grandes encontros da canção gaúcha.

Bueno, quem segue este tocador de rádio já sabe que o programa do Boca Braba sempre começa com o nosso hino e uma oração. Hoje vamos abrir uma exceçã, com diz o pessoal do Discocuecas, em homenagem ao dia mundial do rock comemorado essa semana, e apresentar o hino rio-grandense com o Neto Fagundes e o grupo estado das coisas.


Ouvimos com Neto Fagundes e o grupo Estado das coisas, do projeto Rock de Galpão, o hino rio-grandense em ritmo de rock, e eu peço perdão a São Pedro pela heresia, e depois,  José Mendes filho, Prece.

No ano de 1971, para fazer contraponto aos festivais de música do centro do país, o Poeta e Compositor Colmar Pereira Duarte junto com a peonada do CTG Sinuelo do Pago e a Prefeitura de Uruguaiana, organizou a primeira Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. De seu início humilde à 50 anos, a Califórnia se tornou uma referência e inspiração para dezenas de outros festivais e é patrimônio cultural do estado deste 2005.
Alguns desavisados podem pensar que o termo Califórnia não tem nada a ver com a cultura gaúcha, na verdade não tem diretamente, mas tem tudo a ver com o objetivo dos idealizadores do evento, já que o termo Califórnia vem do grego e significa conjunto de coisas belas.

Ouvimos, de autoria de José Cláudio Machado, na interpretação de Edson Otto, a gravação original da música Prece ao Minuano da primeira Califórnia da Canção Nativa (gracias ao O Canal do Roos).

Ouvimos, na voz de Marco Aurélio Vasconcelos, a composição de Demétrio Xavier, A Sanga do Pedro Lira, Vencedora da 36ª edição da Califórnia.

Ouvimos, Sabe Moço, letra de Chico Alves defendida por Leopoldo Rassier na 11ª edição da Califórnia.