domingo, 28 de agosto de 2016

Tronqueras do Rio Grande II - Paixão Cortes

 
Crédito: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paix%C3%A3o_C%C3%B4rtes

João Carlos D'Ávila Paixão Cortes nasceu em Santana do Livramento em 12 de Julho de 1927. Essa lenda viva do Rio Grande do Sul foi, junto com Barbosa Lessa e Glauco Saraiva, o responsável pela pesquisa e divulgação das tradições gaúchas.
As lendas, canções e danças gaúchas surgiram no século XVII com a chegada dos colonizadores europeus a região do pampa que pertenciam a Portugal e Espanha e hoje compreende, além do Rio Grande do Sul, Uruguai e parte do Paraguai e Argentina. Essas tradições foram transmitidas oralmente por décadas e foi só por volta de 1947 que começaram a ser catalogadas por Paixão Cortes junto com Glauco e Lessa.
Muitas das canções e danças gaúchas que hoje são apresentadas nas invernadas  artísticas dos CTGs provavelmente teriam se perdido não fosse a dedicação deste folclorista.
Em 1948 organizou o CTG 35 e em  1953 fundou o Conjunto Folclórico  Tropeiros da Tradição.


Algumas músicas resgatadas por eles foram gravadas por Inezita Barroso em 1956, o que colaborou para difundir a cultura gaúcha em todo o país e no exterior.


Paixão Cortes é Formado em Agronomia e além de folclorista é escritor e compositor tendo produzido diversas obras que foram divulgadas no Brasil e na Europa.


Em 1971 fez o papel de Pedro Terra no filme "Um Certo Capitão Rodrigo" baseado na obra de Érico Veríssimo "O Tempo e o Vento"


Paixão Cortes foi o modelo para a Estátua do Laçador, símbolo da cidade de Porto Alegre e em 2010 foi escolhido patrono da Feira do Livro da cidade.
------------------
Patrocínio: