quarta-feira, 22 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 9ª Tropeada - Tronqueiras do Rio Grande - Parte II - Pedro Ortaça

 

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba.

Quero mandar um quebra-costela bem chinchado pra gauchada que está na escuta do programa, pedindo ao Patrão da Estância Eterna que abençoe a todos.

A tropeada de hoje é sobre Mais um Tronqueira do Rio Grande: Pedro Ortaça.

Bueno, como de costume, o programa do Boca Braba começa com o nosso hino e uma oração:

E aqui cabe uma explicação sobre essa cruz de quatro braços que é citada nesta e em várias outras canções missioneiras:

A Cruz de Caravaca, também conhecida como Cruz de Lorena foi trazida pelos padres jesuítas e tem sua origem na cidade de Caravaca de La Cruz, na Espanha. Segundo a tradição, ela surgiu misteriosamente no ano de 1232, e não se sabe ao certo o motivo dos quatro braços. O que se sabe é que aqui no sul ela se transformou no símbolo da região das missões, tanto que é conhecida também como Cruz Missioneira.

Mas o tema de hoje é uma continuação do programa que tratou sobre as Tronqueiras do Rio Grande, e conforme eu havia prometido, vamos falar de Pedro Ortaça.

Pedro Marques Ortaça nasceu em São Luiz Gonzaga, em 29 de junho de 1942, e junto com os saudosos Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany forma os Quatro Esteios Missioneiros.

Próximo de completar 80 anos, Pedro Ortaça continua compondo, cantando, e divulgando a cultura missioneira.

Pedro Ortaça Gravou seu primeiro LP em 1977 intitulado Mensagem aos Sete Povos.

Na contra capa do disco uma mensagem demonstra o que era o cenário musical gaúcho da época e o propósito dos troncos missioneiros:

"Em meados de 1966 eu juntamente com Noel Guarani e Cenair Maíca nos reunimos para tocar e cantar, e decidimos que iríamos criar um novo modo de cantar e tocar, a maneira que as coisas do Rio Grande eram colocadas não nos satisfaziam não era a maneira que queríamos como norte para nosso trabalho. Digo, nosso, por que surgimos nesse contesto na mesma época e com os mesmos ideais. E juntamente com o grande payador Jaime Caetano Braun que nos serviu de fonte e vertente para o nosso trabalho.Fomos denominados pelo grande payador como “Os quatros troncos da cultura missioneira”, pois conseguimos cada qual com seu estilo criar uma nova identidade na cultura musical gaúcha." Gracias: https://www.facebook.com/ocanaldoroos/

Neste primeiro disco, a parceria que viria a ser conhecida como os quatro troncos missioneiros já estava consolida. Os versos de Don Jaime Caetano Braun eram declamados e cantado por ele e por Pedro Ortaça, juntamente com Noel Guarani e Cenair Maica.

Vamos ouvir então, duas composições destes outros troncos Missioneiros.

Apoio Cultural

Programa do Boca Braba 9ª Tropeada – Bloco 2

 

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do Boca Braba, hoje falando sobre o último remanescente dos quatro troncos missioneiros: Pedro Ortaça.


Este bloco tem o apoio cultural de Nathus Brasil
A Nathus é uma loja de produtos naturais em capsulas, onde tu podes encontrar suplementos alimentares de ótima qualidade para o teu bem estar. Tu encontras a loja virtual da Nathus em nathusbrasil.com.br, mas, se tu clicares Aqui! terás acesso àquelas ofertas especiais.

Perdro Ortaça é pai dos, também cantores, Gabriel, Alberto e Marianita Ortaça que acompanham o pai nas apresentações, como a que vamos ouvir agora, na 25ª Fiesta Nacional del Chamamé, en Corrientes, na Argentina, no ano de 2015.

Apoio Cultural:


Programa do Boca Braba 9ª Tropeada – Bloco 3

 

Crédito da foto: http://www.teatrosaopedro.com.br/eventos/pedro-ortaca-e-familia-rs/

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com a nossa tropeada falando sobre o Tronqueira do Rio Grande Pedro Ortaça.

Quem já assistiu uma apresentação da Família Ortaça deve ter percebido que o Alberto Ortaça tem uma certa dificuldade nos movimentos, pois o que ocorreu foi que em 2005,  Alberto sofreu um acidente de trânsito e ficou um ano em meio em estado vegetativo. Depois de muita oração e fisioterapia, Alberto teve uma melhora considerável e hoje acompanha a família nas apresentações.

Inclusive, Alberto Ortaça esteve de aniversário a alguns dias, mais precisamente no dia 20 de Agosto, no mesmo dia esteve de aniversário nosso ouvinte Paulo de Tarso lá de Júlio de Castilhos e a sua Esposa Terezinha Moresco da Rosa está completando 80 primaveras na segunda, dia 23. A todos, desejo muitas felicidades e vamos aproveitar para tocar o Parabéns Crioulo na voz de Wilson Paim  e depois ouvir os irmãos Alberto e Gabriel Ortaça.

O Programa do Boca Braba tem o apoio cultural do Clube do Mel.

O Clube do Mel nasceu da vontade de unir o melhor das abelhas em um único local e de querer levar ao público produtos de qualidade e informação confiável e embasada.
Aqui tu tens uma oferta exclusiva do Clube do Mel para os ouvintes do programa.

Vamos seguir a nossa tropeada com a família Ortaça, trazendo Marianita Ortaça.

Nossa tropeada segue com Cassia Abreu

E, para encerrar este bloco, Gabriel e Pedro Ortaça

Apoio Cultural:



Programa do Boca Braba 9ª Tropeada – Bloco 4

 

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião.

A nossa tropeada, está quase chegando ao seu destino e tá na hora de chamar a patacuada, que hoje será cantada pelo Tronco Missioneiro:

Nossa tropeada prossegue com  Cesar Oliveira e Rogério Melo,  Fátima Gimenes e  Juliana Spanevello

Estamos chegando ao final da nossa tropeada esperando que os amigos e amigas tenham gostado do nosso programa e pedindo ao Patrão Velho das Alturas que nos de força e saúde para estarmos todos aqui novamente na próxima semana.