segunda-feira, 20 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 7ª Tropeada – Sabedoria Campeira

 

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba.
Quero mandar um quebra-costela bem chinchado pra gauchada que está na escuta do programa, agradecendo ao Patrão da Estância Eterna por me permitir estar aqui e pedindo que Ele abençoe a nós todos.

A tropeada de hoje é sobre a Sabedoria Campeira.

Vamos mostrar as composições que falam sobre os costumes e os conhecimentos do gaúcho sobre diversos ramos da ciência campejana.

Mas antes, como de costume, vamos executar o hino rio grandense e ouvir aquela oração em forma de canção, hoje por conta de Elton Saldanha.

 

Nesses mais de duzentos anos de lida de campo e de entrevero entre gaúchos e destes com a natureza, foram acumulados aprendizados e conhecimentos que foram passados de gerações em gerações, primeiramente de forma oral e depois escrita e finalmente nas letras das músicas. Pois hoje vamos mostrar alguma dessas composições:

Seguimos com Iedo Silva e José Cláudio Machado:

 

Programa do Boca Braba 7ª Tropeada – Bloco 2

 

[Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre a Sabedoria Campeira. Mostrando as toadas que falam sobre alguns conhecimentos acumulados pelos gaúchos ao longo da existência:

Segue a tropeada com Mano Lima, Berenice Azambuja,  e  Buenas e M'espalho:

 

Programa do Boca Braba 7ª Tropeada – Bloco 3

 

Dentre os costumes e conhecimentos do gaúcho, com certeza o mais antigo é o mate amargo. Herdado dos índios guaranis, o chimarrão já existia na pampa antes da formação da raça gaucha. A Erva Mate move boa parte da economia do estado e acompanha o gaúcho onde quer que esteja.

Pois então vamos dedicar este bloco todo ao chimarrão, iniciando com a pajada de Don Jaime Caetano Braun:

Seguimos nossa tropeada com Manolo,  Dartagnan Portella  e Mauro Moraes:

E pra encerrar o bloco  Cristiano Quevedo e Jorge Guedes:

 

Programa do Boca Braba 7ª Tropeada – Bloco 4

 

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. O tema de hoje é a sabedoria campeira.

Chegou a hora da patacuada e vamos seguir no tema, chamando o Saudoso Nico Fagunde.

 

Gracias ao Canal MÚSICA GAÚCHA - por Roberto Silva:

Estamos chegando ao final da nossa tropeada esperando que a gauchada tenha gostado do programa e pedindo ao Patrão da estância eterna que nos de força e saúde para estarmos todos aqui novamente na próxima semana.