sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Controle social da Mídia pra quê?

Resumo da história:
O Banco Panamericano, de propriedade do apresentador Silvio Santos - dono do SBT - vem apresentando balanços fraudulentos desde 2006. O objetivo da fraude era aumentar o valor do patrimônio do banco para captar mais dinheiro na sua abertura de capital, que ocorreu em 2008. Em 2009 o governo Lula através da Caixa Federal adquire 49% do capital votante do banco por 740 milhões de reais. Na prática, o governo Lula é dono de metade do banco com direito de nomear seus diretores. Agora aparece um rombo de 2,5 bilhões de reais, tapado com um empréstimo do Fundo Garantidor de Crédito - formado com capital dos bancos privados e que existe para evitar que o sistema quebre. Como garantia, Sílvio deu suas outras 44 empresas que valem, juntas, 2,7 bilhões. Veja que todo o grupo vale pouco mais que o rombo, isto é, Sílvio Santos está quebrado.
Porque o governo Lula, dono do Banco Central, - que obviamente, sabia da fraude - comprou um banco falido? A resposta está nas manchetes de hoje: Silvio vende o SBT para quem pagar mais e já colocaram o SHeik Batista  - outro sócio de Lula - como potencial comprador. Por esta nem Roberto Justos esperava.

Em 2008, a Rede Record de Televisão lançou seu canal de notícias - na verdade uma rede nacional de TV aberta - com grande estardalhaço, apoio e propaganda explícita de Lula e um empréstimo do BNDES, que ninguém é bobo e não existe almoço grátis. Resultado: A Record foi a mais descarada e ferrenha apoiadora da candidatura Dilma.

Resumo do resumo: Como a TV Lula só dá traço no IBOPE, as outras duas TV's do Lula, juntas, tem quase metade da audiência. Pra que controle social da mídia Sr. Franklin Martins?