quinta-feira, 7 de junho de 2012

Brasil. O País da Corrupção.

No início deste blog, há três anos, prometi fazer uma compilação dos casos de corrupção no Brasil pós ditadura - já que durante a redentora a censura comprometeu o registro dos casos. Confesso que outros afazeres me impediram de cumprir a promessa. Mais uma vez a revista Veja me ajudou e fez um catálogo dos principais casos de corrupção desde a era $arney.
É interessante verificar o crescimento exponencial da corrupção: durante a era $arney/Itamar os casos se limitavam a um ou dois por ano, número que persistiu na era Collor, com uma menção (des)onrosa ao impiche do Caçador de Marajás, na era FHC a média chegou a dois por ano, sob o comando de Lulla os casos chegarm a 28 ( média de 3,5 por ano) e Dilmá promete quebrar o record de seu antecessormentor, em um ano e meio de governo já são 9 casos. Estamos falando apenas dos casos grandes pois a maracutaia é tanta que roubo de menos de cem mil dólares nem merece citação.
Outra questão interessante é que os corruptos não respeitam siglas nem opção política, estão espalhados por todos os partidos e em todos os escalões dos governos, com destaque para os antigos guerriheiros que queriam implantar aquela outra ditadura e que hoje estão firmes principalmente no PT e PSDB.
Mas o que mercece destaque mesmo é a quase total impunidade dos protagonistas. Com exceção de alguns peixes pequenos, ninguém está vendo o sol nascer quadrado, e a maioria continua atuando firme na polititica nacional, mamando na teta da viúva e maquinando novas tramóias.