segunda-feira, 27 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 14ª Tropeada – Querência

 

Capa do disco Teixeirinha – Mocinho Aventureiro – 1967

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba. Quero agradecer o prestígio desta gauchada e mandar um quebra-costela bem chinchado, pedindo ao Patrão Eterno que abençoe a todos.

Hoje falaremos sobre a Querência

Definir a palavra Querência para os gaúchos é até uma redundância.
Todo o Gaúcho sabe o significado da palavra, e mais do que isso, todos trazem a querência dentro do coração.
Mas é preciso saber que a Rádio Vento Norte tem ouvintes no mundo todo, por exemplo: na semana passada tivemos ouvintes da cidade de Milão, na Itália e na cidade de Falkenstein, na Alemanha, além de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Barra Velha, aqui na Santa e bela Catarina, só pra citar alguns, inclusive vai um quebra-costelas do tamanho do rio grande pra esses desgarrados do pago e praos gaúchos honorários espalhados por este mundão de Deus.
E é pra esses amigos que não tiveram o privilégio de nascer nesta terra de São Pedro, mas que admiram a cultura gaúcha que temos que explicar o linguajar pelo duro. Então, Querência, segundo os dicionários brasileiros, significa o lugar onde o gado pasta e costuma ficar, eu, particularmente discordo, Pra nós Querência é o lugar onde o gaúcho nasceu, ou, onde este mora atualmente. Por isso o termo aquerenciado: quando o gaúcho chega em determinado lugar para fixar residência, seja nos pagos, ou em qualquer lugar do mundo, ele transforma este local em sua querência.
Este tocador de rádio, por exemplo, está desgarrado do pago e aquerenciado na cidade de Itajaí em Santa Catarina, e assim como todos os gaúchos que, por diversos motivos, tiveram que deixar o pago, fiz, deste lugar que me acolheu, a minha Querência.

Vitor Mateus Teixeira nasceu em Rolante, então distrito de Santo Antônio da Patrulha em 3 de março de 1927 e faleceu em Porto Alegre em 4 de dezembro de 1985, foi cantor, compositor, radialista ator e cineasta, tendo sido recordista em vendas, recebeu o apelido de Rei do Disco e foi um dos responsáveis por difundir a música gaúcha por todo o Brasil, Teixeirinha lançou mais de 50 álbuns e recebeu 13 discos de ouro.

Mas o assunto hoje é a Querência, então vamos ouvir mais algumas composições sobre o assunto:

O Programa do Boca Braba tem o apoio cultural do Caldo Bom. É bem provável que tu já conheças o feijão Caldo Bom, porém a empresa produz e comercializa diversos outros produtos, como cereais, farinhas, farofas e acompanhamentos para o teu churrasco, e tu podes comprar os produtos Caldo Bom diretamente da indústria no site da empresa, se tu tens um comércio, podes revender os produtos Caldo Bom com uma boa margem de lucro. Para conhecer melhor a empresa clique aqui e tú terás acesso a um cupom que te dá até 15% de desconto na primeira compra. bolichodobocabraba.com.br/caldobom

E enquanto eu encilho o mate, vamos a uma pequena pausa para os apoiadores locais e eu aproveito, como sempre, pra te pedir que visite os apoiadores do Programa.

Assim tú estarás contribuindo para este projeto de valorização da cultura gaúcha.

Programa do Boca Braba 14ª Tropeada – Bloco 2

Igreja Matriz Santo Antônio - Palmeira das Missões. Foto Wikipedia


Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre  Querência.

Falamos, no bloco anterior, que o gaúcho faz sua querência onde quer que esteja, mas nunca esquece sua terra natal, ou as querências por onde andou, não importando a distância. Então vamos escutar umas marcas que falam de algumas querências:

Ouvimos, Walther Moraes, Minha Terra da Palmeira, depois Bagre Fagundes, Canto Alegretense e a última, Angelino Rogério, de autoria dele e de Jorge Moreira, O Gaiteiro da Praça.
Esta última marca foi a mais popular da 32ª Coxilha Nativista de Cruz Alta, eu confesso que pesquisei e não consegui descobrir como surgiu a letra desta música e se o gaiteiro da praça realmente existe, ou existiu lá na praça General Firmino de Cruz Alta, ou se a letra se refere a outro gaiteiro da praça.
O que eu encontrei foi um vídeo do Gaiteiro da Praça de Caçapava do Sul, que ilustra o semblante do índio retratado na composição do Angelino Rogério.

Mas chega de prosa, vamos seguir a tropeada no tema de hoje, com mais música:

Ouvimos, Badeco Rosa, De Marcha Batida, Letra e Música de Telmo de Lima Freitas e antes, Cristiano Quevedo, Tropa Ponta Cortada.

Programa do Boca Braba 14ª Tropeada – Bloco 3

 

Gildo De Freitas - Capa do Álbum Eu Não Sou Convencido de 1979


 

Tamo de volta com a nossa tropeada falando sobre Querência.
Hoje o horário tá um pouco apertado e eu vou ficar devendo o chasque do boca braba, mas na semana que vem este tocador de rádio volta com a sua opinião franca e sincera.

No primeiro bloco, falamos um pouco sobre Vitor Mateus Teixeira, o Imortal Teixeirinha, e tem um assunto interessante que não pode deixar de ser abordado, que é a suposta rixa que existiu entre Teixeirinha e Gildo de Freitas.
Inclusive, este tocador de rádio tá devendo um programa sobre Gildo de Freitas.
Mas a verdade é que o Gildo e Teixeirinha eram amigos e a história da briga começou com as trovas na rádio Farroupilha em Porto Alegre, e é natural, nos desafios de trova, um trovador provocar o outro. Só que esta provocação evoluiu para as músicas gravadas nos discos com as letras de um provocando o outro e gerando uma resposta no disco seguinte. Eu, tenho pra mim, que Gildo e Teixeirinha foram os primeiros profissionais de marketing do sul do mundo, pois as supostas brigas serviam para vender cada vez mais discos. Só que o acordo existente entre os dois ficou abalado quando as provocações começaram a ficar mais fortes e acabou que, o que era brincadeira virou uma peleia séria. Num próximo programa, vamos falar mais detalhadamente sobre esse assunto deveras interessante, por enquanto, vamos escutar duas marcas que ilustram a estratégia dessas duas tronqueiras da pampa, e depois uma canção de Gildo de Freitas, que foi gravada por Teixeirinha:

Ouvimos, Recado de Gildo de Freitas para Teixeirinha, depois com Teixerinha, Relho Trançado. e a última, Cobra Sucuri, composta por Gildo de Freitas, que no ano de 1963, foi gravada por Teixeirinha.

Mas o assunto hoje é Querência. E temos muitos gaúchos honorários que se aquerenciaram na pátria gaúcha ou tem por nossa terra um carinho especial, vamos ouvir alguns exemplos:

E pra finalizar este bloco, vamos ouvir uma marca que não foi escrita por um gaúcho, mas merece essa exceção no nosso repertório, pois além de muito linda, foi cantada por vários artistas, inclusive alguns da nossa terra.

Ouvimos, a composição de Almir Sater e Sérgio Reis na voz de Porca Véia, A Saudade é Uma Estrada Longa.

Programa do Boca Braba 14ª Tropeada – Bloco 4

 


Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. O tema de hoje é Querência:

O Programa do Bocaba Braba está chegando ao final e se tu queres ouvir o Programa do Boca Braba inédito, vai lá na Rádio Web Lendas do Sul domingo às 10:00h e na Rádio Web Vento Norte às 13:00h.

E eu espero que os amigos e amigas tenham gostado do nosso programa e peço ao Patrão Velho das Alturas que nos de força e saúde para estarmos todos aqui novamente na próxima semana.