segunda-feira, 27 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 14ª Tropeada – Querência

 

Capa do disco Teixeirinha – Mocinho Aventureiro – 1967

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba. Quero agradecer o prestígio desta gauchada e mandar um quebra-costela bem chinchado, pedindo ao Patrão Eterno que abençoe a todos.

Hoje falaremos sobre a Querência

Definir a palavra Querência para os gaúchos é até uma redundância.
Todo o Gaúcho sabe o significado da palavra, e mais do que isso, todos trazem a querência dentro do coração.
Mas é preciso saber que a Rádio Vento Norte tem ouvintes no mundo todo, por exemplo: na semana passada tivemos ouvintes da cidade de Milão, na Itália e na cidade de Falkenstein, na Alemanha, além de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Barra Velha, aqui na Santa e bela Catarina, só pra citar alguns, inclusive vai um quebra-costelas do tamanho do rio grande pra esses desgarrados do pago e praos gaúchos honorários espalhados por este mundão de Deus.
E é pra esses amigos que não tiveram o privilégio de nascer nesta terra de São Pedro, mas que admiram a cultura gaúcha que temos que explicar o linguajar pelo duro. Então, Querência, segundo os dicionários brasileiros, significa o lugar onde o gado pasta e costuma ficar, eu, particularmente discordo, Pra nós Querência é o lugar onde o gaúcho nasceu, ou, onde este mora atualmente. Por isso o termo aquerenciado: quando o gaúcho chega em determinado lugar para fixar residência, seja nos pagos, ou em qualquer lugar do mundo, ele transforma este local em sua querência.
Este tocador de rádio, por exemplo, está desgarrado do pago e aquerenciado na cidade de Itajaí em Santa Catarina, e assim como todos os gaúchos que, por diversos motivos, tiveram que deixar o pago, fiz, deste lugar que me acolheu, a minha Querência.

Vitor Mateus Teixeira nasceu em Rolante, então distrito de Santo Antônio da Patrulha em 3 de março de 1927 e faleceu em Porto Alegre em 4 de dezembro de 1985, foi cantor, compositor, radialista ator e cineasta, tendo sido recordista em vendas, recebeu o apelido de Rei do Disco e foi um dos responsáveis por difundir a música gaúcha por todo o Brasil, Teixeirinha lançou mais de 50 álbuns e recebeu 13 discos de ouro.

Mas o assunto hoje é a Querência, então vamos ouvir mais algumas composições sobre o assunto:

O Programa do Boca Braba tem o apoio cultural do Caldo Bom. É bem provável que tu já conheças o feijão Caldo Bom, porém a empresa produz e comercializa diversos outros produtos, como cereais, farinhas, farofas e acompanhamentos para o teu churrasco, e tu podes comprar os produtos Caldo Bom diretamente da indústria no site da empresa, se tu tens um comércio, podes revender os produtos Caldo Bom com uma boa margem de lucro. Para conhecer melhor a empresa clique aqui e tú terás acesso a um cupom que te dá até 15% de desconto na primeira compra. bolichodobocabraba.com.br/caldobom

E enquanto eu encilho o mate, vamos a uma pequena pausa para os apoiadores locais e eu aproveito, como sempre, pra te pedir que visite os apoiadores do Programa.

Assim tú estarás contribuindo para este projeto de valorização da cultura gaúcha.