Crédito da Imagem: Prefeitura de Lucas de Rio Verde - MT
Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba. Quero agradecer a parceria desta gauchada e mandar um quebra-costela bem chinchado, pedindo ao Patrão Eterno que abençoe a todos.
Hoje falaremos sobre os Desgarrados
Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Nós ouvimos Jorge Leal, do álbum Quando Entono Meu Canto, A composição Uma Milonga é Uma Prece, e antes, o hino Rio Grandense na voz de Elton Saldanha.
O Tema de hoje é Desgarrados. Segundo o dicionário brasileiro, a palavra desgarrado designa a pessoa ou animal que saiu da trajetória, foi separado ou extraviado.
No nosso linguajar gaudério, a palavra desgarrado tem mais ou menos o mesmo significado, sendo empregado para o boi ou cavalo que se separou da tropa e para o vivente que se bandiou pra outras terras.
Então, o Programa do Boca Braba de hoje é dedicado aqueles gaúchos que, por gosto ou necessidade, saíram da sua querência e foram desbravar outras terras, levando nossos costumes e nossa tradição para o resto do Brasil e do mundo.
Ouvimos, de Sérgio Napp e Mário Barbará, na voz de Victor Hugo, Desgarrados.
Esta música foi a vencedora da 11ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana em 1981, e foi numa época em que os festivais nativistas eram dominados por musicas de protesto, cabe lembrar que estávamos em pleno regime militar. Então a música apresentada por Mário Barbará, este brilhante poeta, cantor e compositor, que faleceu em 2018 aos 63 anos, retratava os desgarrados que tiveram que sair do interior e ir morar na capital, para viver uma vida difícil sempre com saudade da querência. Felizmente, a composição fez mais sucesso pela melodia do que pelo seu conteúdo, apesar de retratar uma realidade da época.
Mas temos também, aqueles desgarrados que saíram de sua terra por opção e prosperaram em outras querências, sem nunca esquecer do pago, como retratado na composição de Mário Nenê e Airton Caetano.
Mário Barbará, foi um dos maiores vencedores da Califórnia da Canção, e na 14ª edição, participou com a música Mala de Garupa, aqui vamos ouvir na voz de Pirisca Greco.
Se tu queres saber mais sobre a cultura gaúcha, vou deixar aqui um vídeo do Lucas Negri, do Linha Campeira, falando sobre a Mala de Garupa.
Segue a tropeada com Miro Saldanha:
E enquanto eu encilho o mate, vamos a uma pequena pausa para os apoiadores locais e eu aproveito, como sempre, pra te pedir que visite os apoiadores do programa, assim tú estarás contribuindo para este projeto de valorização da cultura gaúcha.