terça-feira, 28 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 15ª Tropeada - Desgarrados

 

Crédito da Imagem: Prefeitura de Lucas de Rio Verde - MT

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba.  Quero agradecer a parceria desta gauchada e mandar um quebra-costela bem chinchado, pedindo ao Patrão Eterno que abençoe a todos.

Hoje falaremos sobre os Desgarrados


Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Nós ouvimos Jorge Leal, do álbum Quando Entono Meu Canto, A composição Uma Milonga é Uma Prece, e antes, o hino Rio Grandense na voz de Elton Saldanha.

O Tema de hoje é Desgarrados. Segundo o dicionário brasileiro, a palavra desgarrado designa a pessoa ou animal que saiu da trajetória, foi separado ou extraviado.

No nosso linguajar gaudério, a palavra desgarrado tem mais ou menos o mesmo significado, sendo empregado para o boi ou cavalo que se separou da tropa e para o vivente que se bandiou pra outras terras.

Então, o Programa do Boca Braba de hoje é dedicado aqueles gaúchos que, por gosto ou necessidade, saíram da sua querência e foram desbravar outras terras, levando nossos costumes e nossa tradição para o resto do Brasil e do mundo.

Ouvimos, de Sérgio Napp e Mário Barbará, na voz de Victor Hugo, Desgarrados.

Esta música foi a vencedora da 11ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana em 1981, e foi numa época em que os festivais nativistas eram dominados por musicas de protesto, cabe lembrar que estávamos em pleno regime militar. Então a música apresentada por Mário Barbará, este brilhante poeta, cantor e compositor, que faleceu em 2018 aos 63 anos, retratava os desgarrados que tiveram que sair do interior e ir morar na capital, para viver uma vida difícil sempre com saudade da querência. Felizmente, a composição fez mais sucesso pela melodia do que pelo seu conteúdo, apesar de retratar uma realidade da época.

Mas temos também, aqueles desgarrados que saíram de sua terra por opção e prosperaram em outras querências, sem nunca esquecer do pago, como retratado na composição de Mário Nenê e Airton Caetano.

Mário Barbará, foi um dos maiores vencedores da Califórnia da Canção, e na 14ª edição, participou com a música Mala de Garupa, aqui vamos ouvir na voz de Pirisca Greco.

Se tu queres saber mais sobre a cultura gaúcha, vou deixar aqui um vídeo do Lucas Negri, do Linha Campeira, falando sobre a Mala de Garupa.

Segue a tropeada com  Miro Saldanha:

E enquanto eu encilho o mate, vamos a uma pequena pausa para os apoiadores locais e eu aproveito, como sempre, pra te pedir que visite os apoiadores do programa,   assim tú estarás contribuindo para este projeto de valorização da cultura gaúcha.

Programa do Boca Braba 15ª Tropeada - Bloco 2


 

Lupicínio Rodrigues | Enciclopédia Itaú Cultural

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre Os Desgarrados.

No bloco anterior, falamos sobre os gaúchos que saíram de sua querência e foram desbravar o resto do mundo. Mas também temos outros tipos de desgarrados, por exemplo, aqueles que, mesmo nascendo aqui na pátria de São Pedro, fizeram sucesso em outras culturas.

Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre aos 16 de setembro de 1914 e faleceu em 27 de agosto de 1974, foi cantor e compositor de marchinhas de carnaval e sambas-canção, que expressam, quase sempre, a melancolia por um amor perdido. Lupi, como era carinhosamente chamado pelos fans e amigos, foi o inventor do termo dor-de-cotovelo. E aqui cabe uma explicação sobre a origem do termo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede uma bebida, e chora pela perda da pessoa amada. Inclusive, reza a lenda, que Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos, por ser constantemente abandonado pelas mulheres.

Torcedor do Grêmio, Lupi compôs o hino do imortal, em 1953.

Seguimos nossa tropeada com Alma Musiqueira, e Analise Severo:

 

Programa do Boca Braba 15ª Tropeada - Bloco 3

 


Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com a nossa tropeada desta feita apresentando Chasque do Boca Braba.

Na semana passada falamos sobre Querência e eu fiquei devendo o chasque do Boca Braba, e hoje o assunto são os Desgarrados, portando vou contar um causo que serve para os dois assuntos:

Pois dizem que certa feita, um sujeito, desgostoso do local onde morava, juntou tudo o que possuía, colocou numa mala de garupa e saiu, apezito, campear outra invernada. Depois de dias de caminhada encontrou uma pequena cidade e, na encruzilhada que quebrava para a localidade, havia um velho sentado numa pedra. O sujeito resolveu se informar com o velho, de como era a cidade que se encontrava logo adiante.

-Buenas tardes, disse o homem. - Buenas, respondeu o velho.
- O senhor pode me informar como é essa cidade?
O velho respondeu com outra pergunta: - Me digas tu, como é a cidade donde vens?
-Pois olha, respondeu o moço, a cidade da onde eu venho é uma porcaria, o povo é maldoso, não tenho amigos e só me dei mal.
- Pois esta cidade é a mesma coisa, respondeu o velho.
O sujeito ficou desolado, tinha caminhado três dias pra encontrar uma cidade igual aquela que ele morava e detestava. E agora, estava com fome, sem dinheiro e nem tinha como voltar.
Sentou-se próximo ao velho e ficou remoendo sua desgraça. Nisso surgiu outro forasteiro, este a cavalo, com umas quinquilharias no lombo do animal, pelo semblante percebia-se que estava viajando a dias.
- Buenas, disse o forasteiro.
- Buenas, respondeu o velho.
- Vocês moram nesta cidade?
- Eu moro, disse o velho.
- Pois eu estou querendo fazer morada por aqui. O senhor poderia me dizer como é esta cidade.
- O velho respondeu da mesma forma: - Me digas tu, como é a cidade donde vens?
- Mas a cidade donde venho é maravilhosa, disse o homem. O povo é hospitaleiro e gentil, e eu pretendo voltar um dia, porque já estou com saudade.
- Pois esta cidade é exatamente igual, respondeu o velho.

O homem seguiu faceiro rumo a sua nova querência e o sujeito que estava ouvindo a conversa ficou indignado com o velho.
- Peraí, pra mim o senhor falou que esta cidade era horrível e pro outro sujeito o senhor disse que ela é maravilhosa.
- Eu não falei nada disso, respondeu o velho. Eu disse que ela é exatamente como tu a descreveu, pois a querência se faz com o que tu trazes no teu coração.

Segue a tropeada com Luiz Marenco,  Cesar Oliveira & Rogério Melo, e Leonel Gomez:

O Programa do Boca Braba vai dar vaza praos apoiadores locais e volta em seguidita no más.

Programa do Boca Braba 15ª Tropeada - Bloco 4

 


Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião.
O tema de hoje é Desgarrados, e vamos de vereda chamar a  payada na voz de Odilon Ramos:

A patacuada de hoje é por conta do Mulita e de Luiz Carlos Borges:

Seguimos com os Tronqueiras do Rio Grande mostrando mais uma marca do Luiz Carlos Borges e depois Adair de Freitas:

O programa Raízes do Sul é um programa de televisão que foi veiculado na TV Agrocanal, e era apresentado pelo amigo Gabriel Moraes, sempre com atrações ao vivo. Se tu queres ver os vídeos vai lá no youtube e procura o canal Raízes do Sul.

O Programa do Boca Braba esta chegando ao final, e eu espero que os amigos e amigas tenham gostado do nosso programa e peço ao Patrão Velho das Alturas que nos de força e saúde para estarmos todos aqui novamente na próxima semana.