sexta-feira, 24 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 11ª Tropeada - Recorrendo os Aguapés

] 

Crédito da imagem: Por Kaktus Kid - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21126723[/caption]

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba.

Quero mandar um quebra-costela bem chinchado pra gauchada que está na escuta do programa, pedindo ao Patrão Velho que abençoe a todos.

O tema da tropeada de hoje é Recorrendo os Aguapés

Vamos falar um pouco sobre saudoso Porca Véia e também fazer uma recorrida nos programas anteriores apresentando algumas composições que não tivemos tempo de mostrar.

Mas antes, como sempre, vamos trazer o hino rio-grandense e aquela prece em forma de canção:

O Grupo Cordiona foi criado pelo Porca Véia por volta de 1994 para acompanha-lo nas apresentações, e durante 20 anos animou os bailes do Cantor e acordeonista. Em 2014, depois que o Porca Véia largou os palcos por conta de sua saúde debilitada, os gaiteiros Ivan Godói , Fernando Montenegro, o Porquinha e o Mestre Waldemar assumiram a missão de continuar levando a música do Porca Véia pelos quatro cantos do Brasil.

Ouvimos, com o Grupo Cordiona, Chora Gaita Velha, letra de Amaro Peres e música do Porca Véia, na voz de seu filho Fernando.

O Programa do Boca Braba tem o apoio cultural do Caldo Bom. É bem provável que tu já conheças o feijão Caldo Bom, porém a empresa produz e comercializa diversos cereais, farinhas, farofas e acompanhamentos para o teu churrasco, e tu podes comprar os produtos Caldo Bom diretamente da indústria no site da empresa, se tu tens um comércio, podes revender os produtos Caldo Bom com uma boa margem de lucro. Para conhecer melhor a empresa vai Clique Aqui e tu terás acesso a um cupom que te dá até 15% de desconto na primeira compra.

Porca Véia é o nome artístico de Élio da Rosa Xavier. Nascido em Lagoa Vermelha há 2 de março de 1952, Porca Véia faleceu em Novo Hamburgo no dia 12 de junho de 2020. Élio da Rosa Xavier trabalhou na roça até os 16 anos e fez o curso de técnico agrícola, onde, reza a lenda, adquiriu o apelido de Porca Véia. Um pouco da história da vida deste gaiteiro, cantor e compositor pode ser encontrada nas suas prórias composiçoes:

Depois de 33 anos de estrada, dezenas de prêmios e dois discos de ouro, Porca Véia anuncia o encerramento da sua carreira artística em 28 de dezembro de 2013, em um show com a presença de quase 5 mil pessoas no pavilhão da Festa da Uva.

Em maio de 2020, já debilitado pela insuficiência renal que o fez abandonar os palcos e o obrigava a fazer hemodiálise três vezes por semana, Porca Véia participou de uma laive beneficente onde foi leiloada uma de suas gaitas que foi arrematada por 34.500 reais.

Apoio Cultural:


 

Programa do Boca Braba 11ª Tropeada – Bloco 2

 

Crédito da Imagem: https://pixabay.com/pt/users/timhill-5727184/

Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje com o tema Recorrendo os Aguapés.

Se tu queres entrar em contato com o Boca Braba, mandar teu chasque, tua opinião ou pedir música, manda tua mensagem no chasqueiro do sítio ou na página do programa no facebook.com/programadobocabraba. Se teu chasque chegar a tempo, eu respondo no próximo programa.

Bueno, conforme prometido, vamos fazer uma recorrida nos dez programas desta nova empreitada do Boca Braba, mostrando algumas canções que este tocador de rádio tinha intenção de mostrar, mas não teve tempo.

No mas que entonces, na primeira tropeada nós conversamos sobre as razões do boca braba, mostrando aquelas canções onde o gaúcho expões suas ideias doa a quem doer, e faltou mostrar a opinião do Ernesto Nunes e outra canção do Luiz Marenco.

Este bloco tem o apoio cultural de Nathus Brasil
A Nathus é uma loja de produtos naturais em capsulas, onde tu podes encontrar suplementos alimentares de ótima qualidade para o teu bem estar. Tu encontras a loja virtual da Nathus em nathusbrasil.com.br.

No segundo programa desta nova saga do Boca Braba, nós falamos sobre alguns dos Tronqueiras do Rio Grande e faltou mostrar Xiruzinho e Pedro Raimundo:

O quarto programa do Boca Braba foi sobre as parcerias do gaúcho e lembrando da tropeada em que o tema era a evolução me entristece, vamos ouvir Luiz Carlos Borges e Humberto Gessinger, Encontro com a Milonga.

Apoio Cultural:



 

Programa do Boca Braba 11ª Tropeada – Bloco 3

 

Crédito da Imagem: https://pixabay.com/pt/users/wokandapix-614097/

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com a nossa tropeada, desta feita apresentando o Chasque do Boca Braba, o momento em que este tocador de rádio deixa sua mensagem franca e sincera.

Hoje vou contar uma história que talvez ilustre o momento conturbado em que vivemos.

Havia uma universidade, particular, muito conceituada, que formava ótimos profissionais em diversas áreas. Era uma faculdade cara, mas que era frequentada por alunos de diversas classes, já que o vestibular não era tão concorrido e as vagas nas universidades públicas, gratuitas, eram ocupadas por aqueles que podiam pagar os caros cursinhos pré-vestibular, coisas de Brasil.

Muitos alunos trabalhavam durante o dia para custear os estudos e frequentavam as aulas à noite , outros eram mantidos pelos pais e havia um pequeno grupo que conseguia bolsas de estudos.

Em 1988, a nova constituição federal determinou a autonomia das universidades, instituindo a eleição para reitores destas instituições, inclusive as particulares. Alunos, professores e funcionários elegem uma lista tríplice e o conselho universitário escolhe o reitor entre um destes três indicados, normalmente o mais votado é escolhido, pois o conselho não quer se indispor com a maioria dos eleitores escolhendo um que não tenha sido o mais votado.

Ocorre que, a partir de então, começou uma campanha política para a eleição do reitor. E, obviamente, passaram a ser eleitos, aqueles que prometiam vantagens, benefícios e cada vez mais direitos para os alunos e funcionários.

Não demorou muito para aparecerem os sintomas dessa administração política da universidade. O centro acadêmico passou a receber verba da instituição e os meios de comunicação, jornal, rádio e TV acadêmicas recebiam gordas verbas e, em retribuição, só veiculavam notícias favoráveis a administração da universidade. Os membros do diretório, também eleitos pelos alunos, eram isentos das mensalidades e nem tinham interesse em se formar, pois assim, poderiam se reeleger nos cargos. Pior, álcool, drogas e sexo, passaram a ser comum nas dependências da universidade, tudo com a complacência da reitoria. Casos de super salários, desvios de verbas e superfaturamento nos serviços passaram a surgir, mas eram devidamente abafados.
Porém, aqueles alunos que se esforçavam para pagar as mensalidades, que aumentavam cada vez mais para manter os privilégios e desmandos, e alguns funcionários honestos, perceberam que, se a situação continuasse, logo não haveria nem mais universidade. Esses, temendo perder seu emprego e anos de estudo, se mobilizaram e conseguiram eleger um reitor realmente comprometido com a instituição. O conselho acadêmico até que tentou, mas teve que aceitar e indicar o mais votado para assumir a reitoria.
A primeira decisão do novo reitor foi acabar com a verba para o centro acadêmico e seu jornaleco e determinar que a rádio e TV universitária voltassem ao seu papel realmente educativo. Acabou com a isenção dos membros do centro acadêmico e determinou uma rigorosa investigação nos casos de desvios de verbas e superfaturamento.

Agora eu te pergunto: Tu achas que aquela turma que se beneficiou durante anos com os desmandos, não vai fazer de tudo para destituir o atual reitor, torna-lo inelegível e trazer de volta o antigo mandatário?

Na sétima tropeada desta nova fase do Programa do Boca Braba nós falamos sobre a sabedoria campeira e faltou falar sobre o alambrador, que é sujeito que domina a ofício de construir cercas que aqui no sul se chama alambrado. Pois o alambrado tem um sentido social e filosófico, pois, apesar da figura do gaúcho ter surgido do índio vago, sem morada certa, o alambrado representa a demarcação das propriedades e tem um relacionamento direto com os outros parceiros do gaúcho: o gado e o cavalo.

 

Crédito da imagem: https://pixabay.com/pt/users/free-photos-242387/

Apoio Cultural:



 

Programa do Boca Braba 11ª Tropeada – Bloco 4

 

O tema de hoje é Recorrendo os Aguapés

A Pajada de hoje é com Odilon Ramos:

A tropeada segue com  Victor Hugo, Vento Negro, José Claudio Machado e  Telmo de Lima Freitas:

Estamos chegando ao final da nossa tropeada esperando que os amigos e amigas tenham gostado do nosso programa e pedindo ao Patrão Velho das Alturas que nos de força e saúde para estarmos todos aqui novamente na próxima semana neste mesmo dia e horário.


Apoio Cultural: