quarta-feira, 29 de junho de 2022

Programa do Boca Braba – 16ª Tropeada – Fronteira

 

Imagem: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/tratado-de-tordesilhas.htm

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba. Quero agradecer a parceria e mandar um quebra-costela do tamanho do garrão do Brasil pra esta gauchada macanuda e pedir permisso ao Patrão Eterno, rogando a Ele que abençoe a todos.

Bamo empezar a lida, como de costume, com o nosso hino e uma oração:

Hoje falaremos sobre Fronteira.

As linhas que marcam os limites do nosso estado nação começaram a ser definidas bem antes da formação do povo gaúcho, antes inclusive do descobrimento do Brasil. Em 7 de junho de 1494, um ano e meio após a descoberta da américa por Cristovam Colombo, e quase seis anos antes da descoberta do Brasil, foi assinado, entre Portugal e Espanha, o Tratado de Tordesilhas, que estabelecia a divisão entre estes dois reinos, das terras descobertas e a descobrir. Por este tratado, o território que hoje forma o Rio Grande do Sul, pertenceria à Espanha.
Interessante verificar que o pais que hoje chamamos de Espanha, na época era conhecido como Coroa de Castela, razão pela qual até hoje chamamos os hermanos de língua espanhola de Castelhanos.

Falamos à pouco sobre o Tratado de Tordesilhas e tu deves estar te perguntando porque que este tocador de rádio voltou 500 anos no tempo pra falar sobre Fronteira. Acontece que o Tratado de Tordesilhas permitiu que a Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Santo Inácio de Loyola em 1534, estabelecesse as missões jesuíticas com a proteção do Reino de Espanha. Até o ano de 1750, quando o Tratado de Madri determinou que as terras pertenceriam à Portugal, os jesuítas criaram dezenas de reduções, onde evangelizaram os índios e fundaram vilas que hoje são importantes cidades gaúchas, uruguaias e argentinas. A miscigenação entre espanhóis e índios deu origem a raça gaúcha, e a dissolução da Companhia de Jesus em 1773, ajudou a determinar as fronteiras do nosso estado.

Ouvimos, Mano Lima, do Álbum Troveiro do MBorore, De São Miguel à Mercedes.

Seguimos a Tropeada com  Shana Muller, Relíquia de Um Fronteiriço, música  de Zeca Alves, Érlon Péricles e Ângelo Franco, e depois, Neto Fagundes, Castelhana, Composição de Elton Saldanha e Rui Biriva:

E enquanto eu encilho o mate, vamos a uma pequena pausa para os apoiadores locais e eu aproveito, como sempre, pra te pedir que visite os apoiadores do programa. Assim tú estarás contribuindo para este projeto de valorização da cultura gaúcha.


Programa do Boca Braba – 16ª Tropeada – Bloco 2

 

Ponte de Uruguaiana Foto: Divulgação / ASCOM / PMU / correiodopovo.com.br

Tamo de volta com esta Tropeada do Boca Braba, hoje falando sobre Fronteira.

E fronteira, prao gaúcho, é mais do que uma divisa, é querência e sentimento, é quase uma pátria dentro da pátria gáucha. Então, vamos seguir a tropeada com  Juliano Moreno, Aos Olhos da Pampa, depois, Daniel Cavalheiro, Bailongo de Fronteira, música de Anomar Danúbio Vieira,  Adriano Gomes e Juliano Gomes, e a última, João de Almeida Neto e Nelson Cardoso, Peleando a Chiba:

Seguimos com Cesar Oliveira & Rogério Melo, João Luiz Corrêa e Xiru Missioneiro, Fronteira Aberta.

Vamos ouvir os chasques dos apoiadores locais e já voltamos.


Programa do Boca Braba - 16ª Tropeada - Bloco 3

 


Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com a nossa tropeada desta feita apresentando o Chasque do Boca Braba:

O tema hoje é Fronteira, e Fronteira serve para definir limites, não só territoriais, mas principalmente morais e éticos. O gaúcho sempre honrou sua tradição e seus costumes e nestes tempos de modernismo e liberdades individuais é importantes definirmos os limites entre liberdade e libertinagem, entre direitos sociais e assistencialismos exagerados sem qualquer contrapartida de deveres. E o principal: os limites da tolerância, sem os quais, nenhuma sociedade sobrevive.

Segue a tropeada com Leonel Gomez:




Programa do Boca Braba 16ª Tropeada – Bloco 4

 

Imagem: https://pixabay.com/pt/users/sydneyb-805735/

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião.
O tema de hoje é Fronteira e a Payada é por conta de Pedro Júnior da Fontoura interpretando, de autoria de Rodrigo Bauer, A Fronteira:

A patacuada de hoje é por conta de Nico Facunde e Joca Martins:

Falando de fronteira não podemos esquecer os chibeiros, que são os qüeras responsáveis por levar e trazer mercadorias atravessando a fronteira seca ou o rio Uruguai.

Então seguimos com os Tronqueiras do Rio Grande trazendo Telmo de Lima Freitas e Walther Moraes:

De regalo, trazemos  Renato Fagundes:

E eu espero que os amigos e amigas tenham gostado do nosso programa e peço ao Patrão Velho das Alturas que nos de força e saúde para estarmos todos aqui novamente na próxima semana.