quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Tempo e o Vento Filme

A épica obra de Érico Veríssimo já ganhou adaptações para a televisão e para o teatro, e agora vira um longa-metragem pelas mãos de Jayme Monjardim. As filmagens de O Tempo e o Vento foram encerradas há cerca de um ano e agora está em processo de finalização em Los Angeles, devendo ficar pronto em meados de julho.
O filme teve suas cenas rodadas em Bagé (onde foi construída a vila cenográfica de Santa Fé), Candiota (onde foram feitas as tomadas de batalha) e Pelotas (que emprestou seus antigos casarões como locação). E para levar às telonas a saga da Família Terra Cambará, no trecho que se estende das Missões até o final do século 19, Monjardim usa como grande eixo a história de amor entre Capitão Rodrigo e Bibiana.
Thiago Lacerda dá vida ao célebre Capitão Rodrigo – buenas e m’espalho – e Marjorie Estiano, Janaína Kremer e Fernanda Montenegro vivem Bibiana em suas três fases na trama, enquanto Ana Terra será vivida por Cléo Pires. O elenco conta ainda com Leonardo Machado, Fernanda Carvalho Leite, Rafael Cardoso, Igor Rickli, Mayana Moura entre outros. O roteiro é assinado por Tabajara Ruas e Leticia Wierzchowski (autora de A Casa das Sete Mulheres).
Mas aqui nas Razões do Boca Braba você assiste antes:

Este é o original "Um Certo Capitão Rodrigo" filme brasileiro de 1971, dirigido por Anselmo Duarte.
O projeto inicial tinha Tônia Carrero no elenco e estava arquivado desde os anos 1950, ainda na primeira fase da Vera Cruz.
As locações aconteceram em General Câmara, Triunfo, Santa Maria e Santo Amaro, no Rio Grande do Sul. Quatrocentos cavaleiros atuam nas cenas de batalha, e 1.100 trajes de época foram confeccionados.
Os atores Francisco di Franco e Elza de Castro tiveram de ser dublados, respectivamente, por Henrique Martins e Lílian Lemmertz.
Interessante a participação do folclorista Paixão Cortes, lenda viva da tradição gaúcha, modelo da estátua do laçador, portanto, a única estátua viva do mundo.