sexta-feira, 1 de julho de 2022

Programa do Boca Braba 18ª Tropeada - Tronqueiras do Rio Grande - Parte 3 - Telmo de Lima Freitas

 

Telmo de Lima Freitas - Cantiga de Ronda - Raízes do Sul - youtube.com/watch?v=Ch0c8qyjSLY

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um Programa do Boca Braba. Quero agradecer a parceria e mandar um quebra-costela bem chinchado pra toda esta gauchada que tá na escuta, pedindo ao Patrão Eterno que abençoe a todos nós.

No último programa falamos sobre os Grandes Compositores e eu cruzei de largo um dos maiores compositores do sul do mundo porque eu precisava pagar uma dívida com este esteio da pátria gaucha. Então o tema de hoje será os Tronqueiras do Rio Grande - Parte III - e falaremos sobre Telmo de Lima Freitas.

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Ouvimos o Hino Rio-Grandense na voz de Luiz Marenco, gravado ao vivo em Caxias do Sul, no ano de 2007 e depois, na voz de Edson Otto, a composição de Telmo de Limas Freitas, Prece ao Minuano.

Telmo de Lima Freitas nasceu em São Borja, aos 13 de fevereiro de 1933 e faleceu em 18 de fevereiro de 2021, cinco dias após completar seus 88 anos de vida.

Este Tronqueira do Rio Grande foi cantor, compositor e violonista. Começou sua carreira artística aos 14 anos enquanto conciliava suas apresentações com as funções de peão de estância. Apesar de relatar a rotina de uma charqueada na música Aguateiro, não se sabe ao certo se Don Telmo trabalhou realmente neste tipo de atividade.

Ouvimos, Aguateiro, do disco O Canto de Telmo de Lima Freitas, de 1973. Este foi o primeiro disco de Don Telmo e foi lançado pela antiga gravadora Polygram.

Telmo de Lima Freitas gravou poucos discos se levarmos em conta a quantidade de músicas que compôs. O segundo disco só foi gravado no ano de 1990, 17 anos após o primeiro, e de forma independente, isto é, sem o apoio de uma gravadora oficial. Vamos falar mais um pouco sobre esse assunto no chasque do Boca Braba de hoje.
Mas este grande compositor teve suas músicas gravadas por outros grandes artistas. Do disco O Canto de Telmo de Lima Freitas, de 1973, vamos ouvir, Prenda Minha, na voz de Porca Véia, Cantiga de Ronda com José Cláudio Machado e Cevando Mate na voz de Iedo Silva.




Programa do Boca Braba 18ª Tropeada - Bloco 2

 

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje com a terceira edição dos Tronqueiras do Rio Grande falando sobre Telmo de Lima Freitas.

No bloco anterior, falamos que Telmo de Lima Freitas gravou seu segundo disco 17 anos após o primeiro, porém de 1993 à 2002 Don Telmo gravou seis discos com a Gravadora USADiscos, que apesar do nome é uma das maiores apoiadoras da canção gaúcha tendo gravado centenas de discos de compositores tradicionalistas. Em 2006, Telmo gravou, em Porto Alegre, outra vez de forma independente, uma compilação de sua discografia, denominada Aparte, onde toca e canta com antigos parceiros, como Joãozinho Índio, Luiz Carlos Borges e Paulinho Pires. A produção foi dirigida por sua filha, Ana Elisa de Castro Freitas, com engenharia de som de Cristiano Scherer, arranjo vocal da própria Ana Elisa e participação dos netos, João Francisco Freitas Scherer e Carolina Freitas Scherer e trás a percussão assinada pelo filho, Kiko Freitas, que inclui tesouras de tosquia entre os objetos percussivos na clássica faixa Esquilador que vamos ouvir agora.

Esta releitura das músicas de Dom Telmo também pode ser percebida na faixa Tempos de Praça.

Telmo de Lima Freitas foi vencedor de três Prêmios Açorianos. Em 2012 foi o Homenageado do Ano - pelo conjunto da obra e em foi considerado o melhor compositor e Melhor Disco de Música Regional com o Álbum A Mesma Fuça, do qual vamos ouvir a faixa que dá nome ao disco e depois Açougueiro

Em 1971 Dom Telmo criou junto com seus amigos Edson Otto e José Antônio Hahn, o grupo Os Cantores dos Sete Povos. Com o grupo, Telmo participou das 11 primeiras edições da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana e em 1979 conquistou o troféu Calhandra de Ouro, com a canção Esquilador.

No 16º Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões, junto com Flávio Hansen, Telmo participou com a música Cavalo.

Vamos ouvir os chasques dos apoiadores locais e já voltamos.


Programa do Boca Braba 18ª Tropeada - Bloco 3

 

Noel Guarany. Crédito: linhacampeira.com

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com a nossa tropeada desta feita apresentando o Chasque do Boca Braba:

Falamos, no primeiro bloco, sobre o fato de Dom Telmo ter gravado o primeiro disco em 1973 pela gravadora Polygram e só ter voltado a gravar em 1990, 17 anos depois, com um disco independente. O mesmo ocorreu com Noel Guarany, outro Tronco Missioneiro que gravou vários discos de forma independente. O motivo era que, na época, as gravadoras eram todas do centro do país, haviam grandes dificuldades para gravar, e principalmente, divulgar as músicas regionais, mas o grande problema era que a maior parte dos lucros com a venda dos discos ficava com a gravadora. Motivo pelo qual Noel Guarany chegou a redigir uma carta aberta à imprensa, em 1982, na qual reclamava do tratamento recebido pela gravadora RGE. Felizmente, surgiu, no final dos anos 80 a gravadora USA Discos e depois outras como a Mega Tche Discos, estas locais, que se dedicaram exclusivamente à música regional. Infelizmente, Noel Guarany retirou-se dos palcos em 1985, já debilitado pela doença que o vitimou em 1998, e não teve a oportunidade de lançar seus discos com as gravadoras locais.
Mas a mensagem que eu quero passar, aliás, reforçar, já que falei no assunto logo no início desta fase do programa do Boca Braba, é a necessidade de valorização da nossa classe artística.
Para ilustrar vou fazer uma comparação: Quando tú queres construir uma casa, reformar teu carro ou tratar da tua saúde, só para citar alguns ramos de atividade, se tu não tens competência, tu procuras um profissional competente, as vezes, mesmo conhecendo o ramo, tu precisas de um profissional, visto que, por exemplo, um médico ou um barbeiro, não consegue tratar do próprio corpo. E todo o profissional deve ser bem remunerado pelo seu trabalho. Com a música e a poesia é a mesma coisa: Se tú não sabes fazer uns versos ou tocar um instrumento, tens que reconhecer aqueles que nasceram com este dom, e mesmo que tu sejas um músico ou poeta, se fores humilde, irás reconhecer o talento alheio.
E o trabalho do artista tem que ser recompensado. Portanto, se tu realmente gosta do teu artista preferido, compre o CD ou DVD, ou pelo menos vai lá no Youtube ou nas plataformas digitais e visite o canal oficial do teu artista. Assim tu estarás contribuindo e retribuindo o trabalho destes profissionais.

Aqui, tu tens uma lista dos artistas com links para seus canais oficiais, se, por acaso, tu não encontrares o teu artista preferido manda um chasque que iremos campear o vivente e colocar lá.

Um dos grandes intérpretes das músicas de Dom Telmo foi Luiz Carlos Borges e este, junto com Vinícius Brum, compôs uma das mais lindas homenagens ao nosso Tronqueira.

Ouvimos, na voz de Luiz Carlos Borges , deste e de Vinícius Brum, do álbum Do Pampa ao Pantanal, lançado em 2002, a composição Telmo de Lima dos 'versos' Freitas

A patacauada de hoje só poderia ser com Telmo de Lima Freitas e a composição Aparte, que é, também, o título da coletânea lançada em 2006.

Como dissemos anteriormente, vários cantores interpretaram músicas de Telmo de Lima Freitas, como Luiz Marenco, Os Mirins e Nenito Sarturi

Ouvimos Luiz Marenco cantando Alma de Galpão, depois Os Mirins, Morena Rosa e a última, Nenito Sarturi e Analise Severo, Primavera de Sonhos.

O Programa do Boca Braba vai dar vaza pros apoiadores locais e volta em seguidita no más.


Programa do Boca Braba 18ª Tropeada - Bloco 4

 

Tamo de volta com a nossa tropeada hoje falando sobre o Tronqueira do Rio Grande, Telmo de Lima Freitas.

Um talento pouco conhecido de Dom Telmo são as payadas, pois Telmo de Lima Freitas compôs vários poemas que ele juntou no Álbum Poesias, lançado em 2002. Deste disco vamos ouvir Venta Rasgada.

Seguindo nossa tropeada que já está se aproximando do destino, vamos ouvir mais algumas canções de Dom Telmo interpretadas por diversos artista, empezando com Antônio Gringo que gravou em 1978 no LP Eu Sou Antônio Gringo, a composição De Pé no Estribo, que Telmo de Lima Freitas compôs em 1973.

Seguimos esta homenagem à Telmo de Lima Freitas com Os Serranos e Marines Siqueira

Ouvimos, Marines Siqueira, Defumando Ausências e antes Os Serranos, Bolicho do Tio Candinho.

E para encerrar José Cláudio Machado e Luiz Carlos Borges

Ouvimos Luiz Carlos Borges, Esquilador, e antes José Cláudio Machado, Canto do Entardecer.

O Programa do Boca Braba esta nos finalmente, e eu espero que os amigos e amigas tenham gostado do nosso programa e peço ao Patrão Velho das Alturas que nos de força e saúde para estarmos todos aqui novamente na próxima semana.