sexta-feira, 1 de julho de 2022

Programa do Boca Braba 18ª Tropeada - Bloco 2

 

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje com a terceira edição dos Tronqueiras do Rio Grande falando sobre Telmo de Lima Freitas.

No bloco anterior, falamos que Telmo de Lima Freitas gravou seu segundo disco 17 anos após o primeiro, porém de 1993 à 2002 Don Telmo gravou seis discos com a Gravadora USADiscos, que apesar do nome é uma das maiores apoiadoras da canção gaúcha tendo gravado centenas de discos de compositores tradicionalistas. Em 2006, Telmo gravou, em Porto Alegre, outra vez de forma independente, uma compilação de sua discografia, denominada Aparte, onde toca e canta com antigos parceiros, como Joãozinho Índio, Luiz Carlos Borges e Paulinho Pires. A produção foi dirigida por sua filha, Ana Elisa de Castro Freitas, com engenharia de som de Cristiano Scherer, arranjo vocal da própria Ana Elisa e participação dos netos, João Francisco Freitas Scherer e Carolina Freitas Scherer e trás a percussão assinada pelo filho, Kiko Freitas, que inclui tesouras de tosquia entre os objetos percussivos na clássica faixa Esquilador que vamos ouvir agora.

Esta releitura das músicas de Dom Telmo também pode ser percebida na faixa Tempos de Praça.

Telmo de Lima Freitas foi vencedor de três Prêmios Açorianos. Em 2012 foi o Homenageado do Ano - pelo conjunto da obra e em foi considerado o melhor compositor e Melhor Disco de Música Regional com o Álbum A Mesma Fuça, do qual vamos ouvir a faixa que dá nome ao disco e depois Açougueiro

Em 1971 Dom Telmo criou junto com seus amigos Edson Otto e José Antônio Hahn, o grupo Os Cantores dos Sete Povos. Com o grupo, Telmo participou das 11 primeiras edições da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana e em 1979 conquistou o troféu Calhandra de Ouro, com a canção Esquilador.

No 16º Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões, junto com Flávio Hansen, Telmo participou com a música Cavalo.

Vamos ouvir os chasques dos apoiadores locais e já voltamos.