sexta-feira, 1 de julho de 2022

Programa do Boca Braba 18ª Tropeada - Tronqueiras do Rio Grande - Parte 3 - Telmo de Lima Freitas

 

Telmo de Lima Freitas - Cantiga de Ronda - Raízes do Sul - youtube.com/watch?v=Ch0c8qyjSLY

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um Programa do Boca Braba. Quero agradecer a parceria e mandar um quebra-costela bem chinchado pra toda esta gauchada que tá na escuta, pedindo ao Patrão Eterno que abençoe a todos nós.

No último programa falamos sobre os Grandes Compositores e eu cruzei de largo um dos maiores compositores do sul do mundo porque eu precisava pagar uma dívida com este esteio da pátria gaucha. Então o tema de hoje será os Tronqueiras do Rio Grande - Parte III - e falaremos sobre Telmo de Lima Freitas.

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Ouvimos o Hino Rio-Grandense na voz de Luiz Marenco, gravado ao vivo em Caxias do Sul, no ano de 2007 e depois, na voz de Edson Otto, a composição de Telmo de Limas Freitas, Prece ao Minuano.

Telmo de Lima Freitas nasceu em São Borja, aos 13 de fevereiro de 1933 e faleceu em 18 de fevereiro de 2021, cinco dias após completar seus 88 anos de vida.

Este Tronqueira do Rio Grande foi cantor, compositor e violonista. Começou sua carreira artística aos 14 anos enquanto conciliava suas apresentações com as funções de peão de estância. Apesar de relatar a rotina de uma charqueada na música Aguateiro, não se sabe ao certo se Don Telmo trabalhou realmente neste tipo de atividade.

Ouvimos, Aguateiro, do disco O Canto de Telmo de Lima Freitas, de 1973. Este foi o primeiro disco de Don Telmo e foi lançado pela antiga gravadora Polygram.

Telmo de Lima Freitas gravou poucos discos se levarmos em conta a quantidade de músicas que compôs. O segundo disco só foi gravado no ano de 1990, 17 anos após o primeiro, e de forma independente, isto é, sem o apoio de uma gravadora oficial. Vamos falar mais um pouco sobre esse assunto no chasque do Boca Braba de hoje.
Mas este grande compositor teve suas músicas gravadas por outros grandes artistas. Do disco O Canto de Telmo de Lima Freitas, de 1973, vamos ouvir, Prenda Minha, na voz de Porca Véia, Cantiga de Ronda com José Cláudio Machado e Cevando Mate na voz de Iedo Silva.