domingo, 10 de outubro de 2010

Evo Morales indica Lula para ONU

Está confirmado o início da campanha de Lula para Secretário Geral da ONU.
Mas com este cabo eleitoral vai ser difícil.

A propósito: No post anterior (imediatamente abaixo) está uma das metas do governo Lula na ONU.

dO Estadão:
'Presidente da Bolívia propõe Lula como secretário-geral da ONU
CARACAS- O presidente boliviano, Evo Morales, propôs a candidatura de seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, como secretário-geral da ONU, informou nesta sexta-feira, 8, a imprensa estatal venezuelana. ( Venezuelana? Hum, Venezuela, Bolívia, Lula. Tudo a ver)

Morales lançou a proposta durante uma entrevista ao programa "La Hojilla", transmitido todas as madrugadas pela emissora estatal VTV.
O líder boliviano argumentou que Lula seria ideal para o cargo de secretário-geral da ONU porque entre suas conquistas como governante do Brasil está o crescimento econômico do país.
Segundo Morales, citado pela agência venezuelana AVN, esse avanço foi obtido com respeito à "pluralidade da economia brasileira, com consciência social e princípios".
O presidente boliviano pediu aos países sul-americanos e africanos que apoiem a candidatura de Lula para que "os povos destas regiões se sintam representados" no organismo multilateral.'

Carácas!

Chaves inicia seu progrma nuclear pacífico com apoio do Irâ

O título deste post é uma incongruência: Algum programa pode ser pacífico com apoio do Irâ?
Notícia do Estadão:

"Com apoio do Irã, Chávez inicia seu programa nuclear


Venezuela garante que pesquisa tem fins pacíficos, mas parceria com Teerã viola sanções da ONU

Roger Noriega* - O Estado de S.Paulo


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, admitiu há duas semanas que seu governo está "fazendo os primeiros estudos" para um programa nuclear. Tentou descrevê-lo como um programa inofensivo, elaborado exclusivamente para fins pacíficos.
No dia 21 de setembro, concedi uma conferência para jornalistas e estudiosos regionais na qual revelei, pela primeira vez, informações sobre o programa nuclear de Chávez e sua preocupante e considerável colaboração com o Irã.

Essa pesquisa, feita durante os últimos 12 meses por uma equipe de especialistas que analisou o material confidencial obtido de fontes de dentro do governo venezuelano, mostra um panorama ainda mais obscuro das intenções de Chávez.
O presidente venezuelano esteve trabalhando no programa durante dois anos com a colaboração do Irã, um Estado pária nuclear. Além de mostrar a cooperação entre os dois países, esses documentos indicam que a Venezuela está ajudando o Irã a obter urânio. Todos esses passos são claras violações das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, destinadas a impedir o programa ilegal de armas nucleares iraniano.
O que Chávez insinua quando diz que somente está estudando a ideia de um programa de energia nuclear é enganoso. De fato, em novembro de 2008, funcionários iranianos e venezuelanos assinaram um acordo secreto, mediante o qual formalizaram a cooperação "no campo da tecnologia nuclear". Íntegra Aqui
*FOI SUBSECRETÁRIO DE ESTADO PARA O HEMISFÉRIO OCIDENTAL NO GOVERNO DE GEORGE W. BUSH