sábado, 25 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 12ª Tropeada – República Rio-Grandense

 

O tema da tropeada de hoje é a República Rio-Grandense.

Vamos falar um pouco sobre a história da nossa pátria e imaginar como seria hoje o nosso país sul rio-grandense se não tivéssemos assinado o tratado do poncho verde.

Mas antes, como sempre, vamos ouvir nosso hino e uma oração.

O Programa do Boca Braba tem o apoio cultural do Caldo Bom.

Todo o gaúcho sabe que no dia 20 de Setembro é comemorada a Revolução Farroupilha e muitos acreditam ser esta a data da proclamação da nossa República - afinal está no nosso hino "...foi o vinte de setembro, o precursor da liberdade...", e inclusive esta data consta no nosso brasão, mas a verdade é que a República Rio-Grandense foi declarada no dia 11 de Setembro de 1836.

Enquanto o líder, general Bento Gonçalves, concentrava-se em ações militares próximo a Porto Alegre, o General Antônio de Sousa Neto, comandante da 1ª Brigada Ligeira de Cavalaria do Exército Liberal, travava uma batalha contra forças imperiais, próximo ao Arroio Seival, em Bagé, que acabou em redundante vitória. A batalha ficou conhecida como Batalha do Seival e ensejou que Neto estabelecesse naquele momento a proclamação da República Rio-grandense. Mesmo sem o conhecimento de Bento Gonçalves, Neto e seus pares, resolveram separar a Província de São Pedro do resto do Império do Brasil e proclamá-la uma nação republicana independente. Bento Gonçalves seria informado e aclamado presidente, posteriormente.

Mas, e o 20 de Setembro? Bueno, o 20 de Setembro se refere a um acontecimento ocorrido quase um ano antes. 20 de Setembro de 1835, quando houve a tomada de Porto Alegre pelas tropas liberais, lideradas por Bento Gonçalves e cujo objetivo era destituir o presidente da província Antônio Rodrigues Fernandes Braga. Este ato deu início a revolução farroupilha que culminaria com a criação da república rio-grandense em 11 se Setembro do ano seguinte.

Programa do Boca Braba 12ª Tropeada – Bloco 2

 

Carga de cavalaria Farroupilha Por Guilherme Litran, acervo do Museu Júlio de Castilhos Fotografia própria por Ricardo André Frantz, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2848347

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre A República Rio-Grandense

Em 1° de Março de 1845, com a assinatura do tratado de Poncho Verde, findou-se a revolução farroupilha e com ela também a república Rio-Grandense, voltando o território que hoje é o estado do Rio Grande do Sul a fazer parte do Império como a Província de São Pedro do Rio Grande.

Este bloco tem o apoio cultural de Nathus Brasil.
A Nathus é uma loja de produtos naturais em capsulas, onde tu podes encontrar suplementos alimentares de ótima qualidade para o teu bem estar.

Segue a tropeada com Neto Fagundes e o grupo Estado das Coisas,  Elton Saldanha e Braga Netto.

Programa do Boca Braba 12ª Tropeada – Bloco 3

 


Hoje o tema do programa é a República Rio-Grandense, uma nação soberana que foi criada em 11 de Setembro de 1836 e extinta em 1° de Março de 1845, pelo menos no papel, já que na alma e no coração do gaúcho, a noção de Pátria Rio-Grandense permanece até hoje. Mas, o que teria acontecido se o tratado do Poncho Verde não tivesse sido assinado? Bueno, a guerra evidentemente continuaria, talvêz perdêssemos mais pra frente, ou teríamos o apoio de algum outro país. E na hipótese de vencermos a Revolução Farroupilha e continuarmos como um país independente, como estaríamos hoje? Eu imagino que hoje seríamos um país muito parecido com nosso vizinho Uruguai.
A Republica Oriental del Uruguay tem uma história semelhante a República Rio-Grandense, foi fundada em 1828 separando-se do Império do Brasil. Portanto, quando a República Rio-Grandense foi fundada, O Uruguai já existia como um país, e foi, inclusive o primeiro e único a reconhecer nossa nação.

Se compararmos o Uruguai com o Brasil,  aí vamos sentir uma imensa inveja. Senão vejamos: o PIB, que é a soma de toda a riqueza que circula no país, evidentemente, do Brasil é muito maior, porém, se considerarmos o tamanho da população, isto é, o PIB per capita, o do Uruguai é quase três vezes maior que o nosso, sendo o maior da América do Sul. A dívida externa do Uruguai corresponde a 66% do PIB, enquanto a do Brasil passa de 98%. O investimento em educação no Uruguai é menor que no Brasil, porém, o investimento em Saúde, e quase o dobro. O Uruguai é 1.º em qualidade de vida e desenvolvimento humano na América Latina e foi o único do continente americano que não passou por uma recessão econômica grave. O Uruguai ocupa a posição 57 no Índice de Desenvolvimento Humano enquanto o Brasil ocupa a posição 84, e por aí vai.

E o que nós ganhamos continuando a ser uma província do Brasil.
Em 2009 o Rio Grande do sul enviou ao governo federal mais de 21 bilhões em impostos e recebeu de volta pouco mais de 2 Bilhões e meio, enquanto o Pará enviou 2 Bilhões e meio e recebeu de volta mais de 9 bilhões.

Não estou falando em se apartar do Brasil, mas bem que poderíamos, pelo menos, discutir a relação.

O Programa do Boca Braba tem o apoio cultural do Clube do Mel.

O Clube do Mel nasceu da vontade de unir o melhor das abelhas em um único local e de levar ao público produtos de qualidade e informação confiável e embasada.
Aqui tu tens uma oferta exclusiva do Clube do Mel para os ouvintes do programa.

Segue a tropeada com  João Luiz Corrêa,  Shana Muller e Jari Terres:

Vamos pealar Afonso Leal e Eron Vaz Mattos, com a pajada, Liberdade e depois Badeco Rosa, Previsão:

Seguimos nossa tropeada com  Jesus Oliveira, Walter  e Mauro Moraes:

Se tu estas chegando agora e perdeu o Programa do Boca Braba, não te achica, tem a reprise no próximo sábado às 10 horas da manhã na Rádio Vento Norte

Estamos chegando ao final da nossa tropeada esperando que os amigos e amigas tenham gostado do nosso programa e pedindo ao Patrão Velho das Alturas que nos de força e saúde para estarmos todos aqui novamente na próxima semana.

Apoio Cultural: