Um dos fundadores do PT nacional, Manoel da Conceição, que faz greve de fome junto com o deputado Domingos Dutra (PT-MA), passou mal na noite de ontem (15) e foi atendido no Departamento Médico da Câmara.
Ele tem sido acompanhado pela equipe médica da Câmara e por assessores, que monitoram sua saúde. Há cinco dias, Conceição iniciou a greve de fome em protesto contra a intervenção do diretório nacional do partido no Maranhão.
O PT nacional decidiu apoiar a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Estado e anular a decisão do diretório estadual em favor da candidatura do deputado Flávio Dino (PC do B).
Dino pediu a Manoel da Conceição que acabe com a greve de fome. "Ele tem 75 anos, é um herói da luta contra a ditadura, fundador do PT. Está doente, pode morrer a qualquer momento", disse.
Manoel da Conceição foi preso, torturado e exilado durante a ditadura militar. Teve uma perna amputada porque foi alvo de tiros da polícia na época.
"Só saio daqui para o cemitério, ou se o PT suspender a decisão que tomou. Enfrentei 20 anos de ditadura, não vou enfrentar isso?", disse o militante.
Desde sexta-feira (11), o deputado Domingos Dutra está no plenário da Câmara bebendo apenas água mineral e água de coco. Ele dorme em um colchão e usa o banheiro dos servidores da limpeza. Dutra disse que já emagreceu mais de três quilos no período.
"Nunca fui de comer muito mesmo", afirmou.

Boca Braba diz: É cumpanhêro, o camandante já disse em cuba: "Se deixar morrer não é a melhor forma de protestar". Agora falando mais sério: Se Lula não se importou que um dissidente cubano morresse em plena visita sua à Cuba, com toda a imprensa em cima, você acha que ele vai trocar as inúmeras vantagens de um conluio com os Sarneys para salvar um cumpanhêro? Vamos fazer um apelo ao cidadão Manoel da Conceição e ao deputado Domingos Dutra: Parem com isso, vocês vão morrer por uma causa perdida. Como membros do PT vocês sabem  muito bem que não é a morte de uma, duas ou dez pessoas que vão fazer Lula mudar de idéia. O que é a morte de alguns comparada à sobrevivência do partido?