quinta-feira, 9 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 1ª Tropeada – As Razões do Boca Braba

 


A tropeada de hoje é sobre o costume do gaúcho de dizer o que pensa, que é, aliás, a inspiração para o apelido desse que vos escreve e o tema de uma das composições mais famosas do cancioneiro pampeano: As razões do Boca Braba

De pronto vamos empezar a lida, como de costume, com o nosso hino, hoje na voz de Fátima Gimenez e uma oração em forma de canção por conta de Joca Martins.

Gracias ao canal Barcellos1965

O gaúcho sempre foi contestador. Nossa história começou com a Revolução Farroupilha. Apesar de já haver uma identidade regional antes de 1835, foi com a guerra dos farrapos que se consolidou o que hoje conhecemos como cultura gaúcha. E nesses quase 200 anos de história, não houve um único episódio importante na pampa e na pátria grande do qual o gaúcho não tenha participado, se não como protagonista, pelo menos emitindo sua opinião de forma sincera e firme. Hoje então vamos ouvir algumas composições que lembram essa veia contestadora do gaúcho. Começaremos com João de Almeida Neto, Pedro Ortaça e Luiz Marenco.

Gracias Bruno Keitel

Gracias Gabriel Silva

Programa do Boca Braba 1ª Tropeada Bloco 2

Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre a têmpera guapa do gaúcho e o costume de falar o que pensa. Este bloco do programa tem o apoio cultural do Magazine Luiza, onde tu encontra tudo para o teu rancho. Veja ofertas especiais pra ti clicando Aqui. A índole guerreira do gaúcho foi forjada na luta. Mesmo antes da fundação da República Rio-grandense, quando o pampa era habitado por índios e iniciou-se a ocupação das terras pampeanas por Espanhóis e Portugueses, já haviam lutas para manter a integridade do território. Neste cenário, surgiu, por volta de 1750 o índio, cacique e santo Sepé Tiarajú com seu famoso grito "Couí areco iara" Esta Terra tem dono. Em 1835, revoltados com os desmandos da monarquia que governava o Brasil, eclodiu a Revolução Farroupilha, com a fundação da República Rio-grandense. Em 1864 teve início a guerra do paraguai, e em 1893 a Revolução Federalista, marcada pela luta entre irmãos, batalhas épicas e degolas. E em 1932 Getúlio Vargas deu início a Revolução constitucionalista, tornando-se ditador e depois presidente eleito do Brasil. Estes são apenas alguns exemplos de episódios onde o Gaúcho mostrou sua garra defendendo um ou outro lado, mas nunca ficando em cima do muro.   

Gracias ao Canal Sonidos Del Sur:

Nos próximos programas, vamos falar mais sobre estes e outros eventos, por enquanto vamos ficando com a música de Mano Lima, do grupo Buenas e M'espalho e de José Cláudio Machado:

Esta é uma relíquia do Lançamento do CD DE BOTA E BOMBACHA no TEATRO 13 MAIO em SANTA MARIA RS do canal do Mauro Moraes:

Apoio cultural: 

Programa do Boca Braba 1ª Tropeada Bloco 3

 
 Neste bloco vamos abrir cancha para as payadas e pataquadas seguindo o tema do programa de hoje falando sobre as razões do gaúcho de falar o que pensa.

Gracias ao Canal do Roos:

Este bloco tem o apoio cultural de Nathus Brasil. A Nathus é uma loja de produtos naturais em capsulas, onde tu podes encontrar suplementos alimentares de ótima qualidade para o teu bem estar. Tu podes encontrar a loja virtual da Nathus Aqui! Seguimos a tropeada de hoje com as pataquadas do Paulinho Mixaria e depois cantam Joca Martins e Gaúcho da Fronteira.

Apoio cultural:

Programa do Boca Braba 1ª Tropeada Bloco 4


De volta com a nossa tropeada, que já está quase chegando ao seu destino, vamos abrir o bloco da fina flor da grossura com Mano Lima , Lobisomem e Baitaca:

No mas que entonces bamo fazer as considerações finais do programa de hoje com Dilceu dos Santos, Fabiano Bachieri e Mauro Moraes:

Bueno. Estamos chegando ao final da nossa tropeada esperando que os amigos e amigas tenham gostado do nosso programa e pedindo ao Patrão Velho das Alturas que nos de força e saúde para estarmos todos aqui novamente na próxima semana neste mesmo dia e horário, e eu deixo vocês com os Discocuecas:

Apoio cultural: