quarta-feira, 9 de junho de 2010

Lula vai boicotar sanções ao Irâ

O conselho de segurança da ONU acaba de aprovar as sanções contra o Irã. Brasil e Turquia foram os únicos que votaram contra. Veja notícia da folha aqui ONU aprova novas sanções contra Irã.
Entenda a nova proposta de sanções
Entre outras coisas, o Irã está proibido de comprar armamento, mas o nanico-ditador do Irã pode ficar tranquilo: Lula vai dar uma mãozinha como já fez outras vezes quando negoiou com bancos iranianos em plena vigência de outra resolução da ONU. Lula talvez venda até alguns Rafalles pro malucoatômico.

Perguntas sobre o Dossiê Dilma-PT

Depois de Serra afirmar o que até o caseiro da mansão do PT sabe, que Dilma é a responsável por mais um dossiê, o PT resolveu fazer uma interpelação. Abaixo, as perguntas que o PT fez a Serra, se elles não ficarem satisfeitos com as respostas(?!) irão acioná-lo judicialmente, mais abaixo as perguntas que Reinaldo Azevedo fez na Veja.com, são estas respostas que o Brasil quer, as outras até o cabeleireiro ca-ris-si-mo de Dilma sabe.

Perguntas do PT para Serra:

1) O demandado [Serra] confirma ser o autor da afirmação "o PT tem tradição na produção de dossiês" mencionada nas matérias citadas?

2) O que o demandado entende por "dossiê"?
3) O demandado confirma ser o autor da afirmação: "A principal responsabilidade desse dossiê é da candidata Dilma. Não tenho dúvidas, assim como o principal responsável pelo dossiê dos aloprados foi o Aloizio Mercadante e como a principal responsabilidade por dossiês em 2002 foi do Ricardo Berzoini", mencionada nas matérias citadas?
4) A referência à "responsabilidade" dos filiados ao partido demandante [PT] teve o sentido de imputar a eles a efetiva autoria direta - material ou intelectual - de supostos dossiês?
5) O demandado confirma ter mencionado a repórteres que o partido demandante "teria formado um "bunker' com o objetivo de colher denúncias e informações contra os adversários" e que "o ex-presidente petista Ricardo Berzoini faria parte desse grupo", como noticiado nos periódicos mencionados?
6) O que o demandado entende por bunker?
7) Qual o objetivo do demandado ao prestar as declarações citadas nos itens 1, 4 e 6?

Perguntas que o Brasil faz ao PT: (Por Reinaldo Azevedo)
1 - Luiz Lanzetta foi posto para fora da campanha. Sabe-se que se encontrou com um grupo para tratar de um dossiê contra Serra e, diz um delegado, para encomendar escuta telefônica contra o tucano. Lanzetta era subordinado de Fernando Pimentel, que diz não saber de nada. Pimentel, na campanha, é o braço da Dilma, que também diz não saber de nada. Isso faria de Lanzetta o chefe. Lanzetta era o chefe?
2 - Quando Fernando Pimentel contratou Lanzetta, passou-lhe exatamente quais atribuições? A quem o jornalista se reportava?
3 - Fernando Pimentel nunca tinha se referido antes a esse dossiê? Nunca havia conversado com ninguém a respeito da "investigação"? Quais são exatamente as relações entre Pimentel e o ex-jornalista Amaury Ribeiro Júnior?
4 - Na versão petista, Lanzetta estava interessado em mandar investigar eventuais vazamentos de informação na "Casa" e, por isso, teria ido se encontrar com o delegado Onézimo Souza. O que fazia no encontro o empresário Benedito de Oliveira, que teve um progresso fabuloso trabalhando para o governo petista? Ele nem mesmo é filiado ao PT.
5 - O que justifica que tenha sido Benedito a arrumar a "Casa" onde o grupo passou a operar? Por que foi ele que pagou a vinda de consultores americanos ao Brasil? É verdade que o grupo do dossiê receberia em dinheiro vivo?
6 - Lanzetta diz que Benedito estava lá para servir de sua "testemunha". Testemunha de quê? De que ele pretendia contratar um serviço regular para impedir vazamentos de informação? Esse tipo de coisa precisa de "testemunha"?
7 - Se o objetivo da reunião era cuidar dos supostos vazamentos, por que Amaury, o homem do dossiê, estava no encontro?
8 - Onézimo diz que o PT lhe ofereceu um trabalho de R$ 2 milhões. Isso tudo era só para investigar vazamentos de informação na "Casa"? O PT rasga dinheiro?
9 - O PT diz nada saber sobre dossiês. E o que faz abrigando Amaury, o que é do conhecimento de Dilma Rousseff? Isso significa que a candidata endossa o método?
10 - Lanzetta sustenta ter a prova de que não encomendou um escuta telefônica contra Serra. Se tem, por que não a apresenta logo em vez de esperar que o delegado aposentado Onézimo exponha as suas?
11 - Supõe-se que o PT tenha feito um contrato com a Lanza, a empresa de Lanzetta. O desligamento se deu com o pagamento de uma multa, ou o PT continuará a arcar com os honorários do jornalista?
12 - Quem assumiu as reais funções que Lanzetta tinha na campanha?
13 - Se Dilma rechaça a prática dos dossiês, por que os blogs de apoio à sua candidatura — um deles traz uma carta de agradecimento assinada pelo próprio Lula; outros são financiados por estatais — continuam a veicular a baixaria?