terça-feira, 28 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 15ª Tropeada - Bloco 3

 


Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com a nossa tropeada desta feita apresentando Chasque do Boca Braba.

Na semana passada falamos sobre Querência e eu fiquei devendo o chasque do Boca Braba, e hoje o assunto são os Desgarrados, portando vou contar um causo que serve para os dois assuntos:

Pois dizem que certa feita, um sujeito, desgostoso do local onde morava, juntou tudo o que possuía, colocou numa mala de garupa e saiu, apezito, campear outra invernada. Depois de dias de caminhada encontrou uma pequena cidade e, na encruzilhada que quebrava para a localidade, havia um velho sentado numa pedra. O sujeito resolveu se informar com o velho, de como era a cidade que se encontrava logo adiante.

-Buenas tardes, disse o homem. - Buenas, respondeu o velho.
- O senhor pode me informar como é essa cidade?
O velho respondeu com outra pergunta: - Me digas tu, como é a cidade donde vens?
-Pois olha, respondeu o moço, a cidade da onde eu venho é uma porcaria, o povo é maldoso, não tenho amigos e só me dei mal.
- Pois esta cidade é a mesma coisa, respondeu o velho.
O sujeito ficou desolado, tinha caminhado três dias pra encontrar uma cidade igual aquela que ele morava e detestava. E agora, estava com fome, sem dinheiro e nem tinha como voltar.
Sentou-se próximo ao velho e ficou remoendo sua desgraça. Nisso surgiu outro forasteiro, este a cavalo, com umas quinquilharias no lombo do animal, pelo semblante percebia-se que estava viajando a dias.
- Buenas, disse o forasteiro.
- Buenas, respondeu o velho.
- Vocês moram nesta cidade?
- Eu moro, disse o velho.
- Pois eu estou querendo fazer morada por aqui. O senhor poderia me dizer como é esta cidade.
- O velho respondeu da mesma forma: - Me digas tu, como é a cidade donde vens?
- Mas a cidade donde venho é maravilhosa, disse o homem. O povo é hospitaleiro e gentil, e eu pretendo voltar um dia, porque já estou com saudade.
- Pois esta cidade é exatamente igual, respondeu o velho.

O homem seguiu faceiro rumo a sua nova querência e o sujeito que estava ouvindo a conversa ficou indignado com o velho.
- Peraí, pra mim o senhor falou que esta cidade era horrível e pro outro sujeito o senhor disse que ela é maravilhosa.
- Eu não falei nada disso, respondeu o velho. Eu disse que ela é exatamente como tu a descreveu, pois a querência se faz com o que tu trazes no teu coração.

Segue a tropeada com Luiz Marenco,  Cesar Oliveira & Rogério Melo, e Leonel Gomez:

O Programa do Boca Braba vai dar vaza praos apoiadores locais e volta em seguidita no más.