terça-feira, 28 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 15ª Tropeada - Bloco 2


 

Lupicínio Rodrigues | Enciclopédia Itaú Cultural

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre Os Desgarrados.

No bloco anterior, falamos sobre os gaúchos que saíram de sua querência e foram desbravar o resto do mundo. Mas também temos outros tipos de desgarrados, por exemplo, aqueles que, mesmo nascendo aqui na pátria de São Pedro, fizeram sucesso em outras culturas.

Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre aos 16 de setembro de 1914 e faleceu em 27 de agosto de 1974, foi cantor e compositor de marchinhas de carnaval e sambas-canção, que expressam, quase sempre, a melancolia por um amor perdido. Lupi, como era carinhosamente chamado pelos fans e amigos, foi o inventor do termo dor-de-cotovelo. E aqui cabe uma explicação sobre a origem do termo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede uma bebida, e chora pela perda da pessoa amada. Inclusive, reza a lenda, que Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos, por ser constantemente abandonado pelas mulheres.

Torcedor do Grêmio, Lupi compôs o hino do imortal, em 1953.

Seguimos nossa tropeada com Alma Musiqueira, e Analise Severo: