quinta-feira, 16 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 4ª Tropeada Bloco 2

 

Como vimos no bloco anterior, a Califórnia foi a inspiração para diversos outros festivais. Para citar alguns, a Tertúlia (Santa Maria), Musicanto (Santa Rosa), Coxilha Nativista (Cruz Alta) , Moenda da Canção (Santo Antônio da Patrulha), o Ronco do Bugiu de São Francisco de Paula e o Carijo da Canção Gaúcha (Palmeira das Missões).

Não termos tempo pra falar de todos estes, muito menos das dezenas de festivais espalhados pelo Rio Grande, Mas, nos próximos programas vamos, aos poucos, contando mais histórias e músicas desses eventos.

O Carijo da Canção Gaúcha surgiu em 1986 idealizado por um grupo de tradicionalistas de Palmeira das Missões, liderados pelo amigo Hermes Garcia dos Santos e pelo saudoso Professor Don Mozart Pereira Soares. Um dos poucos a ter todas as edições anuais sucessivas, sem nenhuma interrupção, este ano o Carijo teve realizada a sua 36ª edição. A segunda edição virtual por causa da peste chinesa. Mas quem pode falar do Carijo com mais propriedade é Aurélio Moraes, vencedor do 1º Carijo com a música Avô Gaiteiro.

No 16° Carijo, a música vencedora "Minha Terra da Palmeira" fez tanto sucesso que se transformou no hino oficial do Município:

No 20º Carijo a vencedora foi outra música que se tornou quase que um hino da Palmeira, praos desgarrados do pago, como eu, que vivi muitos anos na lendária terra da erva-mate, esta canção expressa nosso sentimento e eu tenho certeza que os conterrâneos vão sentir a mesma saudade que eu. Gracias ao Canal do Xuxu Nunes:

E do 22º Carijo, apresentamos a gravação original com o Grupo Porvadera,  da música de Gilberto Lamaison, Gabriela Selvage e Micael  dos Santos, Baile do Bigode:

Os responsáveis pelo Carijo da Canção Gaúcha disponibilizaram todo o acervo do festival no Youtube Aqui tu encontras os links para as mídias socias do Carijo e outros festivais.

As últimas duas edições do carijo foram virtuais e não houve competições então vamos mostrar uma das gravações mais recentes do festival. Gracias ao Canal da Officina da Música:

Ouvimos, da 34ª edição do carijo, a composição de Anomar Danubio Vieira com música de Zulmar Benites de Oliviera, interpretada por Joca Martins, Redomão de Três Luas.