quinta-feira, 16 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 3ª Tropeada Bloco 3

 

Tamo de volta com a nossa tropeada, desta feita apresentando o Chasque do Boca Braba, o momento em que este tocador de rádio deixa sua mensagem franca e sincera.

Mas antes quero agradeder a companhia desta gauchada que escuta a Rádio Vento Norte em especial ao Jaci lá de Florianópolis e ao meu tio Dênis aquerenciado entre Porto Alegre e Torres, a eles e a todos, mutchas gracias do Boca Braba. Obrigado pela Parceria.

Da Página do Programa do Boca Braba no facebook um quebra costelas pro Flávio Hammel, meu primo lá das Palmeira, O Felipe da Celesc, a celesc é a CEEE de Santa Catarina, só que esta é pública e da lucro. Um abraço especial pro Gabriel Ortaça, lá de São Luiz Gonzaga, figura ilustre camperiando na página do programa no Facebook, o Gabriel, pra quem não sabe, é filho do Pedro Ortaça, tronqueira do rio grande que vai ter um programa todo dedicado a ele, em breve. Fico muito honrado com a presença desse povo todo na página deste humilde tocador de rádio.

Se tu queres entrar em contato com o Boca Braba, mandar teu chasque, tua opinião ou pedir música, manda tua mensagem no chasqueiro do sítio ou na página do programa no facebook.com/programadobocabraba.

O Programa é gravado, mas se teu chasque chegar a tempo, eu respondo no próximo programa.

Bueno. O assunto hoje é a parceria do gaúcho e eu vou tomar liberdade de transcrever um texto que eu encontrei nas internet e adaptei pro nosso linguajar, o autor é desconhecido, vários post indicam diversos autores, mas eu confesso que não tenho certeza, se tu sabes o autor avise este tocador de rádio.

Um homem que frequentava regularmente as reuniões do CTG, participava das invernadas artísticas, bailes e churrasqueadas com os amigos, de repente, sem nenhum aviso, deixou de participar destes entreveros. Não foi por causa da peste chinesa, porque isso foi bem antes.

Depois de um certo tempo, numa noite fria de renguiá cusco, um amigo foi até o rancho dele, preocupado que ele estivesse pestiado ou meio loco das idéias. Chegando lá, encontrou o índio, são de lombo, meio acabrunhado, sentado próximo ao fogo de chão.

Ficaram os dois mateando, a cambona chiando, o fogo grande de angico aquecendo o galpão, mas os dois sem coragem de iniciar a charla.

Então o amigo que tinha vindo pra prosa se aproximou do fogo e, com uma vara, separou uma das brasas, deixou de lado e voltou a se sentar.

Em pouco tempo, aquela brasa viva se transformou em um frio e negro pedaço de carvão. Então o amigo pegou o carvão com a mão e colocou novamente no fogo.

De pronto, o carvão, alimentado pelo calor do brasedo, voltou a ser uma brasa viva novamente.

O amigo agradeceu o mate e já ia saindo quando o outro lhe deu um forte quebra-costela e disse. Obrigado pela lição galo véio, amanhã nos encontramos lá no CTG.

A mensagem que fica é que todos somos parte do grande fogo de chão da existência e somos responsáveis por cada brasa viva que faz parte do nosso dia a dia.

Que o Pai de fogo não deixe esta chama se apagar.

O Programa do Boca Braba tem o apoio cultural do Clube do Mel.

O Clube do Mel nasceu de uma paixão antiga de Liliana Rossi pelas abelhas. Coisa de família.
Seu avô estuda este universo há anos e sempre transmitiu para todos, de maneira muito encantadora, as maravilhas das pequenas polinizadoras.
Liliana cresceu  imersa em um cenário de apaixonados por abelhas e acabou se tornando um deles.
E, assim, nasceu o Clube do Mel! Da vontade de unir o melhor desse universo em um único local e de querer levar ao público produtos de qualidade e informação confiável e embasada.
Lá no bolichodobocabraba.com.br tu tens uma oferta exclusiva do Clube do Mel para os ouvintes do programa.
O Kit com 10 Extratos de Própolis Verde Apis Flora sai por apenas 18,50 a unidade (desconto de 16%).

Bueno, chegou a hora da patacuada que hoje é por conta do Nico Fagunde com o causo do Cusco Piloto, aliás, o custo é outro parceiro do gaúcho.