terça-feira, 14 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 2ª Tropeada Bloco 2

 

Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre as Tronqueiras do Rio Grande.

Ao falar sobre os grandes Tradicionalista não podemos deixar de citar João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes. Agrônomo, compositor, cantor, radialista e pesquisador do folclore sul riograndense, Paixão Cortes era até pouco tempo talvez a única estátua viva do Gaúcho, isto porque ele foi modelo para a famosa estátua do laçador. Infelizmente Paixão Cortes partiu para estância de cima em 27 Agosto de 2018.

Nascido em Santana do Livramento em 12 de Julho de 1927. Essa verdadeira lenda do Rio Grande do Sul foi, junto com Barbosa Lessa e Glauco Saraiva, o responsável pela pesquisa e divulgação das tradições gaúchas.

Como já foi citado anteriormente, as lendas, canções e danças gaúchas surgiram no século XVII com a chegada dos colonizadores europeus a região do pampa, que pertencia a Portugal e Espanha e hoje compreende, além do Rio Grande do Sul, Uruguai e parte do Paraguai e Argentina. Essas tradições foram transmitidas oralmente por décadas e foi só por volta de 1947 que começaram a ser catalogadas por Paixão Cortes, Glauco Saraiva e Barbosa Lessa.

Muitas das canções e danças gaúchas que hoje são apresentadas nas invernadas artísticas dos CTGs provavelmente teriam se perdido não fosse a dedicação destes folcloristas.

Algumas músicas resgatadas por eles foram gravadas por Inezita Barroso em 1956, o que colaborou para difundir a cultura gaúcha em todo o país e no exterior.

Gracias ao canal Sonido del  Sur:

Em 1948 Paixão ajudou a organizar o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) da História. Em 1953 fundou o Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição.

Formado em Agronomia Paixão Côrtes foi o responsável pela abertura de mercado da ovinocultura no Rio Grande do Sul. Foi ele quem trouxe da Europa novos métodos de tosquia, desossa e gastronomia, ajudando a incentivar o consumo de carne ovina.
Aliás, fazendo um aparte, eu descobri que a carne de ovelha tem como papel importante o fornecimento de proteínas para o organismo, além de nutrir e auxiliar na construção de massa magra e evitar a perda de massa muscular. Por isso, esse tipo de carne é perfeito para para atletas, idosos e pessoas que estão em fase pós-cirúrgica, acelerando a recuperação. Coisa que nossos tropeiros já sabiam a mais de 200 anos.

Paixão Cortes talvez tenha sido o primeiro artista multimídia aqui do sul do mundo, pois além cantor, compositor e radialista também fez o papel de Pedro Terra no filme "Um Certo Capitão Rodrigo" baseado na obra de Érico Veríssimo "O Tempo e o Vento"

Paixão Cortes não teria feito todo esse trabalho de Resgate da cultura gaúcha sem o auxilio de Glauco Saraiva e Barbosa Lessa.

Luiz Carlos Barbosa Lessa nasceu em Piratini em 13 de dezembro de 1929 e faleceu em Camaquã à 11 de março de 2002

Além de Pesquisador e folclorista foi escritor e compositor tendo escrito mais de 600 obras, entre contos, músicas e romances.
Participou intensivamente do processo de construção do Movimento que registrou e difundiu a cultura gaúcha do homem do campo.
Junto com Paixão Côrtes e outros colegas do Colégio Júlio de Castilhos fundou o CTG 35 e o MTG definindo as características do que hoje é considerado "Gaúcho".

Dentre suas obras mais conhecidas destacam-se Rodeio dos ventos, um épico sobre como seria vida do povo gaúcho, e Os guaxos, pelo qual recebeu prêmio em 1959 da Academia Brasileira de Letras.

Ao mesmo tempo em que se dedicava à implantação do tradicionalismo, Lessa passou a pesquisar a música regional. Em 1957, criou a popular toada Negrinho do Pastoreio.

E pra concluir a história desse três pastores da cultura gaúcha, Glaucus Saraiva da Fonseca popularmente conhecido como Glauco Saraiva, poeta, tradicionalista, folclorista, historiador, professor, conferencista, músico, e compositor.

Sócio fundador da Estância da Poesia Crioula e do CTG 35, do qual foi o primeiro patrão. Idealizou o IGTF - Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, e o Galpão Crioulo do Palácio Piratini, que em 1983, passou a chamar-se Galpão Gaúcho Glaucus Saraiva.

Gracias ao Canal do Roos:

Don Telmo que nos deixou em 18 de Fevereiro deste ano (2021)  será tema do próximo Tronqueiras do Rio Grande, se o Patrão Velho lá de riba, assim nos permitir.

Programa do Boca Braba 2ª Tropeada Bloco 3