quinta-feira, 30 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 17ª Tropeada - Grandes Compositores

 

Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba. Quero agradecer o costado desta gauchada macanuda e mandar um quebra-costela do tamanho do garrão do Brasil pedindo ao Patrão Eterno que abençoe a todos.

O assunto hoje são os Grandes Compositores. Vamos falar um pouco sobre alguns destes gaúchos que nasceram com o dom de escrever músicas e poesias que ficam eternizadas na mente e no coração da gauchada. Mas antes, como de costume, vamos ouvir nosso hino e uma oração.

Nós ouvimos Cristiano Quevedo interpretando o Hino Rio Grandense na gravação do DVD Contraponto, em Piratini, no ano de 2011, e depois Mano Lima, Ave Maria.

O tema de hoje são Os Grandes Compositores. E eles são muitos, tanto que não será possível homenagear a todos em um único programa. Portanto, assim como estou devendo outros programas sobre os Tronqueiras do Rio Grande, os heróis farroupilhas e outras escaramuças gaúchas, vou ficar devendo, também, outros programas sobre os Grandes Compositores, por enquanto, vamos falar de alguns, empezando com Barbosa Lessa.
Luiz Carlos Barbosa Lessa nasceu em Piratini aos 13 de dezembro de 1929 e faleceu em Camaquã à 11 de março de 2002. Foi folclorista, escritor, músico, advogado e historiador.
Inclusive falamos dele no programa sobre os Tronqueiras do Rio Grande, pois Barbosa Lessa foi um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho. E foi nas suas pesquisas sobre a música regional que ele resgatou e compôs letras inesquecíveis, como Negrinho do Pastoreio, Balaio e Quando Sopra o Minuano. Nas minhas pesquisas não consegui encontrar nenhuma gravação na voz de Barbosa Lessa, mas suas composições forma interpretadas por diversos artistas gaúchos e até do centro do país, como Inezita Barroso, Leopoldo Rassier, Kleiton & Kledir e José Cláudio Machado.

Se tu queres saber mais sobre este Tronqueira do Rio Grande, veja um vídeo documentário sobre Luiz Carlos Barbosa Lessa.

Há pouco ouvimos, na voz de José Cláudio Machado, a composição de Barbosa Lessa, Quando Sobra o Minuano.

Pois, José Cláudio Machado, foi outro grande compositor que iremos homenagear hoje. Nascido em Tapes, aos 17 de novembro de 1948, José Cláudio Machado compôs centenas de músicas interpretadas por ele e por diversos cantores de vários estilos de João de Almeida neto à Bebeto Alves. José Cláudio Machado partiu pra estância de cima em 12 de dezembro de 2011 na cidade de Guaíba.

Ouvimos, Luiz Marenco e José Cláudio Machado, De Bota e Bombacha, depois Joca Martins, Arranchado, e a última Bebeto Alves, Milongueando Uns Troço.

E enquanto eu encilho o mate, vamos a uma pequena pausa praos apoiadores locais e eu aproveito, como sempre, pra te pedir que visite os apoiadores do programa.  Assim tú estarás contribuindo para este projeto de valorização da cultura gaúcha.