quinta-feira, 30 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 17ª Tropeada – Bloco 3

 

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com a nossa tropeada hoje falando sobre os grandes compositores.

E se falarmos de Grandes Compositores, não podemos esquecer os Payadores, e talvez o maior deles, ou um dos maiores seja Dom Jaime Caetano Braun.

Jayme Guilherme Caetano Braun nasceu na Timbaúva, então distrito de São Luiz Gonzaga em 30 de janeiro de 1924 e faleceu em Porto Alegre em 8 de julho de 1999. Foi um payador, poeta e escritor, prestigiado também na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Considerado um dos maiores nomes da música gaúcha, ao lado de Pedro Ortaça, Noel Guarany e Cenair Maicá com os quais forma os Quatro Troncos Missioneiros.

Pra quem não sabe, Pajada é uma forma de poesia em estrofes de 8 versos, onde o primeiro verso rima com o quarto, o quinto, e o último, o segundo rima com o terceiro, e o sexto rima com o sétimo. O declamador é acompanhado por violão ou gaita normalmente em ritmo de milonga.

Se a explicação ficou meio confusa, vamos escutar a payada O último Bochincho e eu peço que preste atenção nas rimas que tu vais entender.

Mas a payada também pode ser uma poesia contando um causo onde a rima não é tão importante, como podemos ver na poesia Peão de Tropa.

As payadas de Don Jaime foram gravadas e adaptadas em forma de canção por vários artistas como podemos ouvir a seguir:

O Programa do Boca Braba vai dar vaza pros apoiadores locais e volta em seguidita no más.