quinta-feira, 30 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 17ª Tropeada – Bloco 2

 

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Hoje estamos falando sobre os Grandes Compositores.

Ainda falando sobre José Cláudio Machado, é interessante ressaltar que este excelente artista não só se importava, e até incentivava, que outros cantores gravassem suas canções, como vimos no bloco anterior, mas também gostava de interpretar canções de outros artistas, como Barbosa Lessa, que ouvimos no bloco anterior, Valdo Nóbrega e outros compositores, como veremos nas canções Alambrador e a Media Luz.

Ouvimos, na voz de José Cláudio Machado, as composiçoes Alambrador, do poeta Valdo Nóbrea e A Media Luz, tango de Carlos Cezar Lenzi e Edgardo Donato.

Esta música que estamos ouvindo ao fundo é A Media Luz executada no violão por Marcello Caminha, se tu queres ver o vídeo desta música  clica em Vídeos.

Seguindo na mesma linha, vamos falar de outro cantor e compositor, este contemporâneo, que também interpreta composições de outros artista e tem suas músicas gravadas por ele e por outros cantores: Mauro Moraes.

ouvimos, Assim no Más, música de Mauro Moraes na vós de João de Almeida Neto. Com esta interpretação, João de Almeida Neto e Mauro Moraes junto com Talo Pereyra, Aurélio Leal e Luis Cardoso, Conquistaram o prêmio de Melhor Conjunto Instrumental na 9ª Edição da
Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria em 1988.

Nascido em Uruguaiana,Mauro Moraes é cantor, compositor e violonista, e já foi premiado com 6 troféus Açorianos de Música. Em 1999, 2004, 2005 e 2007, nas categorias Melhor Compositor, Música Regional e Melhor Disco Regional.
Em 2002, foi homenageado na Câmara Municipal de Porto Alegre com o Prêmio Lupicínio Rodrigues, pelo conjunto de sua obra. Foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2014, pelo seus 30 anos de carreira e em 2017, na 40ª Califórnia da Canção Nativa. Mauro Moraes também possui dois Discos de Ouro pela gravadora USADISCOS, pelos álbuns De Bota e Bombacha, onde José Claudio Machado e Luiz Marenco interpretaram músicas suas, e Com Todas as Letras, que interpretou ao lado do grupo Quarteto Milongueamento.

Ouvimos, nas vozes de José Claudio Machado e Luiz Marenco, a música de Mauro Moraes, Dobrando os Pelegos, depois Mauro Moraes e Quarteto Milongueamento, Feito o Carreto.

Outro compositor que segue na mesma linha é Gujo Teixeira.

Paulo Henrique Teixeira de Souza nasceu em Porto Alegre e é músico, compositor e pecuarista, estudou na UFSM, formando-se em medicina veterinária.

Reside em Lavras do Sul, onde escreve seus poemas e livros, e trabalha na produção pecuária em sua propriedade rural.

Gujo é bastante conhecido por sua parceria com Luiz Marenco, mas também gravou com o grupo Alma Musiqueira.

Ouvimos, Alma Musiqueira, Tô a Cavalo e depois, com Jari Terres e Luiz Marenco, a composição deste e de Gujo Teixeira, Batendo Água.

Vamos ouvir os chasques dos apoiadores locais e já voltamos.