terça-feira, 5 de julho de 2022

Programa do Boca Braba 22ª Tropeada - Bloco 2

 

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do Boca Braba hoje falando sobre o Linguajar Campeiro.

Ouvimos, Nenito Sarturi e Grupo Manancial, Mapa do Rio Grande, depois, Ênio Medeiros e José Cláudio Machado, Pedro Mamede, e a última, Xiruzinho, de autoria de Noel Guarany, De Pulperias.

- MANANCIAL é uma Nascente, fonte, olho-dágua. Ou o Lugar onde há uma mina d’água.
- PULPERIA é o comércio limitado de secos e molhados, com livre fornecimento de bebidas, instalado geralmente no campo, ao longo de caminhos e em lugares estratégicos da campanha. Também chamado de Bulicho ou Bolicho.

Nas nossas prosas no programa do Boca Braba, este tocador de rádio usa diversas expressões regionais, então vamos explica-las, começando por Buenas Indiada.
Buenas, é um Cumprimento genérico, uma saudação campeira, pode também se dizer: Buenos Dias, Buenas Tardes ou Buenas Noites.

Indiada é o coletivo de Índio.
E Índio pode ser tanto o Habitante das Américas antes da chegada dos colonizadores europeus, ou os descendente desses habitantes que sobrevive e se reconhece como integrante de uma nação ou grupo de determinada etnia. Como também pode se referir ao indivíduo de tez morena, cabelo preto e traços faciais similares aos dos antigos povoadores.
De forma figurada diz-se de um tipo reservado, calado e austero. E também do campeiro competente e valoroso.
E é esta última definição que usamos quando chamamos alguém de índio ou um grupo de indiada, na verdade estamos elogiando estes indivíduos, reconhecendo serem pessoas valorosas e competentes.

Outros termos muito utilizados por este humilde tocador de rádio são Empezando e Bueno.

Ambas são expressões derivadas do espanhol.

Empezar significa Iniciar ou Começar, e Bueno, na tradução literal, significa Bom, mas pode ser usado como a interjeição que significa "pois bem" isto é, segue a conversa, que é a versão usada frequentemente no Programa do Boca Braba.

Ouvimos, na voz de Juliana Espanevello, a composição de Eduardo Muñoz e José Carlos Batista de Deus, Vaca Parada, depois, Passo das Catacumbas, música 2 do disco "De Campo e Raiz" primeiro CD do cantor Volmir Coelho, lançado em 2007 de forma independente, com todas as composições, letra e música de sua autoria.