terça-feira, 5 de julho de 2022

Programa do Boca Braba 22ª Tropeada - Bloco 3

 

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com a nossa tropeada hoje falando sobre o linguajar campeiro.

Das expressões peculiares do gaúcho, dois dos termos mais conhecidos são o Bah! e o Capaz.

O BAh! é a versão reduzida de barbaridade! Expressão exclamativa que traduz espanto ou admiração, mas pode ser utilizada em diversas ocasiões, por vários motivos, como quando o vivente esta proseando e, do nada diz Bah! Tchê, e segue a prosa. O tchê nós explicamos no programa passado que estará disponível Aqui.

A propósito: Prosa significa Conversa, diálogo, ou troca de ideias. Como substantivo, quando dizemos que um sujeito é Prosa significa que é contador de vantagens ou de mentiras.

E finalmente o Capaz. Que tem diversos significados, dependendo da entonação.
Capaz pode significar a possibilidade de ocorrência de determinada coisa. Por exemplo, na frase "é capaz que eu vá ao baile" o capaz indica uma provável possibilidade de eu ir ao baile.
Se a entonação for "Capaz que eu vou nesse baile". Significa que eu não vou de jeito nenhum.

Já quando alguém pergunta algo e eu repondo: Capaz, capaz mesmo ou bem capaz. Significa que não há nenhum possibilidade de ser verdade.

A entonação Capaz? = - indica espanto ou dúvida quanto ao que a pessoa acabou de ouvir.
Bem Capaz! significa "De jeito nenhum".

Resumindo: Capaz, Bem Capaz e Capaz Mesmo, tem vários significados dependendo da forma como é expresso, e se tu conviveres algum tempo com um grupo de pampeanos irá aprender a diferenciar estas diversas entonações.

Ouvimos, Crioulo dos Pampas, Milonga, Pampa e Querência, depois, Ernesto Nunes, Taura do Rio Grande, e a última, César Oliveira & Rogério Melo, de Anomar Danúbio Vieira, Rogério Melo e Juliano Gomes, Prego na Bota.

Muitas pessoas confundem o Gaúcho com o Pampeano.
O pampa corresponde as planícies dominadas pelo rio da Prata e seus afluentes imediatos, tanto em território argentino e uruguaio como brasileiro.
Compreendendeo as províncias da Argentina, de Buenos Aires a Corrientes, todo o território do Uruguai, além da metade Sul do Rio Grande do Sul.
Para o restante do Brasil, Gaúcho é o gentílico de quem nasce, ou vive, no Rio Grande do Sul. Geografias à parte, os costumes do Gaúcho brasileiro, se estendem do Rio Grande, passando pelo oeste de Santa Catarina e Paraná, até o mato Grosso do Sul, e é claro que existem Gaúchos em todo o Brasil e no mundo.
Lembrando da colonização Italiana e Alemã no nosso estado, vamos trazer mais duas marcas:

Ouvimos, com Bruno Neher e Jorge Fagundes, a trova Desafio do Gaúcho e do Alemão, e depois, O Grupo Piazitos cantando, Querência Amada em Italiano.

O Programa do Boca Braba vai dar vaza praos apoiadores locais e volta em seguidita no más.