Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre Gaúchos e Cavalos.
O Cavalo da raça Crioula são descendentes dos animais de sangue Andaluz e Bérbere. Raças Espanholas que, por sua vez, se originaram de raças árabes.
Assim como os cavalos da raça Mustangue norte-americana, os animais que deram origem à raça Crioula eram caçados e domados tanto pelos índios, quanto pelos estancieiros.
A forma de domar os cavalos chucros, utilizadas pelos índios charruas e pelos primeiros gaúchos, consistia em aplicar beliscões em determinadas partes do animal para tirar as coscas e depois montar até que o potro se acostumasse com o ginete. Falando assim parece fácil, mas é claro que eu resumi bastante, porque a doma é uma ciência e carece de muitos anos de teoria e, principalmente prática, para se formar um verdadeiro domador. Mas a verdade é que a doma tradicional existe a mais de 400 anos e é praticada até hoje, mais ou menos da mesma forma. Se tu fores numa gineteada poderás ver um pouco do que é essa arte de domar cavalo chucro.
É claro que hoje em dia existe a tal da doma racional, mas eu não vou entrar nessa peleia, vou deixar esse assunto para um próximo programa.
Este bloco tem o apoio cultural de Nathus Brasil.
A Nathus é uma loja de produtos naturais em capsulas, onde tu podes encontrar suplementos alimentares de ótima qualidade para o teu bem estar.