sábado, 18 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 5ª Tropeada - Bloco 2

  

Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre a Tradição e o Modernismo.

Ouvimos, no bloco anterior, alguns exemplos de tradição e modernismo. Tibúrcio da Estância, Mano Lima e Baitaca nós sabemos que são exemplos de xucrismo, e assim como tantos outros, transmitem nas suas composições o Tradicionalismo genuíno da pampa gaúcha, já os Grupos Buenas e M'espalho e Estado das Coisas representam a cultura gaúcha num formato mais moderno.

Ouçam o que o grupo estado das coisas diz sobre o projeto Rock de Galpão:
"Rock de Galpão é um projeto especial da banda Estado das Coisas que consiste na pesquisa, no resgate e na valorização da música regional do Rio Grande do Sul para explorar sua riqueza e diversidade sonora e traduzi-la em versões contemporâneas. A proposta musical do Rock de Galpão é definida pelo diretor artístico do projeto, Hique Gomez, como Hiperpampa: um conceito aberto para o diálogo universal, com influência de um passado cultural, mas de frente para o hiperespaço."
Cabe dizer que o grupo Estado das Coisas não é uma banda de música tradicionalista, o estilo deles é mais voltado ao rock mesmo, porém eles criaram o projeto Rock de Galpão para, como o próprio nome diz, unir o ritmo do rock com a tradição gaúcha.

Já o grupo Buenas e M'espalho, tem um objetivo semelhante de mostrar a música tradicional gaúcha com uma roupagem contemporânea, porém mantendo o ritmo original. O Grupo é formado pelos músicos Cristiano Quevedo, Shana Müller, Érlon Péricles e Ângelo Franco.

Vamos trazer mais alguns exemplos de Tradição e Modernismo, desta vez fazendo o caminho inverso, mostrando exemplos de artistas que começaram com a música gaúcha e enveredaram por outros caminhos.

Deise Veiga nasceu em Bagé, e hoje mora em Florianópolis. É dona de um timbre de voz incomparável, e depois de ganhar vários prêmios em diversos festivais se enveredou pela música popular brasileira. Se tu tiveres um tempo, vale a pena conferir o trabalho desta gauchinha. O link para as redes sociais dela tu encontras aqui Deise Veiga Facebook Spotify Deezer.

Este bloco tem o apoio cultural de Nathus Brasil
A Nathus é uma loja de produtos naturais em capsulas, onde tu podes encontrar suplementos alimentares de ótima qualidade para o teu bem estar.

Seguindo nossa tropeada, vamos pagar algumas contas, algumas pendências que ficaram de programas passados.

Quando falamos das parcerias do gaúcho, o amigo Oaires, lá de Canoas, pediu a música Companheira, de Pedro Ortaça, com certeza em homenagem a Carla sua esposa e eu extendo a todas as gaúchas que estão na escuta do programa. E também, lembrando dos Festivais, pediu, Morocha Não, do saudoso Leonardo.

E eu vou explicar, bem rapidinho, a história desta música.
Na 4ª Coxilha Nativista de Cruz Alta, no ano de 1984, o cantor e compositor David Menezes Jr. concorreu com a música Morocha, que fez grande sucesso e gerou uma polêmica maior ainda. Se fosse nos dias de hoje, acho que o índio seria até preso.
No mesmo ano, Jader Teixeira compôs e Leonardo apresentou, na 2a Recoluta da Canção Crioula de Guaíba, a música Morocha Não. Como uma resposta a altura para a música do Davi Menezes.

Vamos ouvir então,as duas composições e depois Pedro Ortaça.