domingo, 26 de junho de 2022

Programa do Boca Braba 13ª Tropeada – Bloco 2

 

Imagem: Mapa da Província de São Pedro do Rio Grande, c. 1852, Herrmann Wendroth.

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do boca braba, hoje falando sobre A Revolução Farroupilha.

A Guerra dos Farrapos teve batalhas épicas, personagens que se tornaram heróis e outros nem tanto.

Para citar alguns. Bento Gonçalves, que era General do Império e se tornou o principal líder Farroupilha e primeiro Presidente da República Rio-Grandense. Entre os seus feitos se destaca a tomada de Porto Alegre e o duelo com o também Líder Farroupilha Onofre Pires, num dos muitos desentendimentos entre os Farrapos.

Antônio de Souza Neto, talvez o principal líder Farroupilha pelas diversas batalhas que enfrentou, a principal a Batalha do Seival, que antecedeu a proclamação da nossa República.

Bento Manuel Ribeiro foi outra grande figura da nossa revolução e talvez seu maior feito foi a tomada, em 1838, da cidade de Rio Pardo, a Tronqueira Invicta, na batalha do Barro Vermelho.

Uma curiosidade que assola os interessados pela nossa história é porque Porto Alegre, que sempre foi a capital da província não se tornou a capital da República Rio-grandense. Bueno, a região das Serras do Sudeste, por sua localização estratégica passou a ser o centro das operações da revolução e a então vila de Piratini a sede das operações do movimento. Quando foi proclamada a República, Piratini passou a ser a primeira capital.