Planta da cidade de Porto-Allegre [Cartográfico] : com a linha de trincheiras e fortificações que lhe tem servido de defesa desde o memoravel dia 15 de junho de 1836/ por L. P. Dias.[/caption]
Buenas Indiada! Estamos chegando para mais um programa do Boca Braba. Conforme prometido, O tema da tropeada de hoje é uma continuação da tropeada da semana passada quando falamos sobre a República Rio-Grandense.
Quero agradecer o costado desta gauchada e mandar um quebra-costela bem chinchado, pedindo ao Patrão da Estância Eterna que abençoe a todos.
Hoje falaremos sobre a Revolução Farroupilha.
Mas antes, como de costume, vamos ouvir nosso hino e uma oração.
O Tema de hoje é a Revolução Farroupilha. Vamos falar um pouco da história desta refrega que iniciou em 20 de Setembro de 1835, durou 10 anos e findou com a assinatura do Tratado do Poncho Verde.
Na introdução desta música, a dupla declama a última estrofe do poema Eis o Homem, de Marco Aurélio Campos. Nós vamos ouvir a payada completa no quarto bloco do programa.
Mas o assunto hoje é a Revolução Farroupilha.
A história da Guerra dos Farrapos deve ser contada a partir de 10 anos antes do 20 de Setembro de 1835.
O termo Farrapo ou Farroupilha era utilizado de forma pejorativa para designar os Sul-Riograndenses vinculados ao Partido Liberal, opositores do governo central e defensores de uma maior autonomia das províncias em relação ao império. Mais tarde foi incorporado pelos próprios liberais e hoje temos orgulho em dizer que somos Farroupilhas.
Esta peleia entre os Liberais e o governo central, representado principalmente pelo Partido Restaurador foi se intensificando até que, em 1835 os Farroupilhas, liderados pelo General Bento Gonçalves resolveram tomar a cidade de Porto Alegre e destituir o governador da província.
O Programa do Boca Braba tem o apoio cultural do Caldo Bom.
É interessante ressaltar que, apesar de entre os Liberais Farroupilhas existir aqueles que queriam a separação da província, a intenção inicial não era a separação e sim uma maior autonomia da província e um tratamento justo do governo central, algo muito parecido como que desejamos até hoje. Porém as circunstâncias levaram a criação em 11 de Setembro de 1836 da República Rio-Grandense.
Ouvimos, Cristiano Quevedo, Regresso Farroupilha.
E enquanto eu encilho o mate, vamos a uma pequena pausa e eu aproveito pra te pedir que visite os apoiadores do programa, assim tú estarás contribuindo para este projeto de valorização da cultura gaúcha.