domingo, 3 de julho de 2022

Programa do Boca Braba 20ª Tropeada – Bloco 2

 

Crédito da Imagem: https://pixabay.com/pt/cameras/sony-slt-a58-2639/

Programa do Boca Braba. A cultura gaúcha com opinião. Tamo de volta com esta tropeada do Boca Braba hoje falando sobre Forma e Conteúdo.

Em 1971, iniciava no rio grande a era dos Festivais, com a 1ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, e, apesar da grande contribuição para a cultura gaúcha, os festivais passaram a filtrar as composições que seriam ou não gravadas e nem sempre as vencedoras agradavam a maioria. Para citar um exemplo, a Música que ouvimos no final do bloco anterior, Batendo Água de Gujo Teixeira e Luiz Marenco, foi concorrente, em 1997, da 17ª Coxilha Nativista de Cruz Alta, interpretada por Luiz Marenco junto com Jari Terres, com arranjos ao violão de Marcello Caminha e na gaita de Leonel Gomez - só aí já temos cinco dos maiores artistas gaúchos. Pois a música não ganhou prêmio algum e só foi parar no disco do festival por puro acaso. Nesta edição a música considerada a mais popular foi a rancheira Surungo de Chão Batido, com o Grupo Raça Campeira, vamos ouvi-la pra que tu possas tirar a tua própria conclusão:

Seguindo nossa tropeada vamos ouvir outras marcas que ficaram famosas devido, ou apesar dos festivais:

Ouvimos, Gaita Campeira, na voz de Nenito Sarturi, composição deste e de Horácio Côrtez, vencedora do Trofeu Quero Quero com música mais popular da 1a Coxilha Nativista de Cruz Alta.
depois, com Dorotéo Fagundes, De Marcha Batida, Letra e Música de Telmo de Lima Freitas, da 14ª Califórnia da Canção Nativa de 1984.

Ouvimos, Angelino Rogério, Tacando o Rebolo, música mais popular da 20ª Coxilha Nativista, e depois Joca Martins, Recuerdos da 28, música de Knelmo e Fransciso Alves, defendida por Juarez Brasil e Grupo Gaudérios na 10ª Califórnia.

E enquanto eu encilho o mate, vamos a uma pequena pausa praos apoiadores locais e eu aproveito pra te pedir que visite os apoiadores do programa. Assim tú estarás contribuindo para este projeto de valorização da cultura gaúcha.