segunda-feira, 4 de junho de 2018

Carijo da Canção Gaúcha


Antes de mais nada, e de vereda, vamos explicar para quem não teve o privilégio de ter nascido gaúcho, e mesmo para os gaúchos desavisados que ainda não sabem: Carijo (sem acento no o) é um girau de varas toscas utilizado para secar a erva-mate. Carijó ( com acento agudo no ó) é a etnia indígena ou também uma raça de galináceos.
Carijo da Canção Gaúcha é um festival de música realizado na cidade de Palmeira das Missões há mais de três décadas, atualmente na 33ª edição. O título do festival foi escolhido por ser a erva-mate um dos principais produtos do município e a "Erva da Palmeira" ser uma das melhores do sul do mundo.
Bueno! Dito isto, vamos ao Carijo da Canção Gaúcha propriamente dito: Começamos com uma entrevista com Aurélio Moraes, vencedor do 1º Carijo com a música Avô Gaiteiro".

O próximo vídeo é um dos poucos registros originais da primeira edição. A música Homens de Ontem ficou em 2° lugar:

No 16° Carijo, a música vencedora  "Minha Terra da Palmeira" fez tanto sucesso que se transformou no hino oficial do Município:

Os intérpretes campeões do Carijo são Miguel Marques e João Quintana Vieira, ambos com cinco troféus. Para não bater a passarinha, vamos  mostrar um trabalho de cada um deles. Primeiramente, João Quintana Vieira, com a música "Pelas Rondas do Carijo", vencedora do troféu "Soque de Erva" pelo melhor arranjo vocal no 30° Carijo. Em seguida, Miguel Marques interpretando a música "Da Tua Falta" concorrente da 29ª Edição.



Patrocínio: