segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 29º22'33" Sul e a uma longitude 51º06'43" Oeste, estando a uma altitude que varia de 50 a 840 metros. Segundo o último censo realizado em 2010, foi registrado a população de 19 045 habitantes. Possui uma área de 291,079 km².

História

No início do Século XIX, a região sul era um problema de segurança e infra estrutura para o governo central brasileiro recém liberto de Portugal. A região fazia parte de constantes disputas de terras entre, principalmente, portugueses e espanhóis e era pouco desenvolvido e povoado, comparada às regiões sudeste e nordeste do país.  
O Brasil não dispunha de um exército para manter sua segurança nacional a partir de seu continental território, principalmente na região sul, que estava sob constantes ameaças em suas fronteiras - investidas das tropas espanholas. Por questões de segurança, não podia confiar nos portugueses que vivam na região.  O governo brasileiro, encontrou uma saída. Através de propaganda de convencimento na Europa, propagava as vantagens do novo país, entre estes: o direito à terra, paz e alimento em abundância. Ofereceu vantagens (Nem sempre cumpridas) às famílias interessadas a residir no sul do Brasil, como: passagens, direito à cidadania, isenção de impostos e direito a posse de uma ou duas colônias de terras (24 a 48 ha). O objetivo era que estas famílias, principalmente alemãs e italianas, ocupassem a terra e os homens servissem no exército de reserva para manter a segurança da região sul , principalmente contra os espanhóis. 
Até o século XIX, a região da Serra Gaúcha era território tradicional dos índios caingangues. Nesse século, os caingangues que habitavam as áreas montanhosas da Região Sul do Brasil foram desalojados violentamente por ação de matadores de indígenas chamados de "bugreiros". Estes haviam sido contratados para abrir espaço para a instalação, por parte do governo imperial brasileiro, de imigrantes europeus na região, visando a um "embranquecimento" da população brasileira, até então majoritariamente negra e mestiça.
Localizada na Serra gaúcha, Nova Petrópolis foi fundada em 7 de setembro de 1858 por imigrantes alemães oriundos da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e do Hunsrück, dos quais descendem a maioria dos seus habitantes. Tinha, originalmente, 35 000 hectares e, em 1866, contava com 991 habitantes. Em 1912, com 8 500.

Berço do cooperativismo de crédito

Nova Petrópolis é também o berço do Cooperativismo de Crédito da América do Sul. Em 28 de Dezembro de 1902, foi fundada, pelo padre suíço Theodor Amstad, o modelo cooperativo que deu origem ao Sistema de Crédito Cooperativo que, hoje, propagou-se pelo país inteiro. No Parque Aldeia do Imigrante, encontra-se, entre outras atrações, o Museu da Cooperativa, que existe até hoje, sob o nome de Sicredi Pioneira.

Cultura

A maior parte da população é de origem germânica de várias regiões do antigo Reino da Prússia, Reino da Baviera e Boemia. Na época trouxeram seu idioma, como o Pomerano, Boemio e Hunsrück. O que prevaleceu foi o Hunsrik (se lê RUNS-RIK em português). Idioma originário da Região da Renânia (hoje estado da Alemanha), das Montanhas do Hunsrück de onde vieram a maioria dos imigrantes germânicos do Sul do Brasil. Esse idioma, ainda falado nessa região da Alemanha e lá conhecido como Hunsrückisch, no Brasil sofreu influencias do português. Faz partes das línguas do baixo-alemão ou plattdeutsch. Aqui em Nova Petrópolis cerca de 70% da população fala esse idioma, o Hunsrück, sendo uns 50% na área urbana e mais de 90% na zona rural. O poder público ainda não instituiu o ensino nas escolas públicas desse idioma a exemplo do que acontece em outros municípios da região como Estância Velha e Santa Maria do Herval. Atualmente é ensinado apenas o Hochdeutsch, o alemão gramatical como dizem os nativos aqui, e que é outro idioma diferente do Hunsrück. Portanto a realidade de muitas crianças na nossa região é que a língua-mãe é o Hunsrück, mas depois quando vão para a Escola são alfabetizadas em outra língua como o Português e o Hochdeutsch, nas escolas públicas também tem o ensino de inglês e espanhol além dessas já citadas.

Clima

Nova Petrópolis possui temperaturas amenas, em torno de 21.5 °C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis e moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0 °C, com fortes geadas e ocasionais nevadas.

Turismo

Nova Petrópolis está localizada na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, nos altos da Serra Gaúcha. Faz parte do Projeto Rota Romântica e está na Região das Hortênsias.
Em meio ao verde exuberante da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis se destaca pela sua paisagem, casarios antigos, praças e jardins floridos.
Atrações Turísticas do Município:
  • Torre de Informações Turísticas;
  • Parque Aldeia do Imigrante (Aldeia Histórica, Museus, Foto à Moda Antiga, Lagos, Lojas);
  • Praça das Flores;
  • Labirinto Verde;
  • Morro da Árvore (Linha Imperial - 8Km do Centro);
  • Praça Theodor Amstad - (Linha Imperial 8Km do Centro);
  • Pinheiro Milenar (Linha Imperial - 8Km do Centro acesso junto a Praça Theodor Amstad);
  • Cascata Johann Grings (Linha Imperial - 8 km do Centro);
  • Paredão Malakoff (Linha Brasil - 21 km do Centro);
  • Pedras do Silêncio (Linha Brasil - 21 km do Centro);
  • Panelão (Linha Araripe - 23Km do Centro);
  • Ninho das Águias - Voo Livre (8 km do Centro em direção a Caxias do Sul);
  • Moinho Rasche;
  • Mirante Menino Jesus de Praga (Linha Imperial- 11 km do centro);
  • Esculturas Parque Pedras do Silêncio (Linha Brasil- 15 km do Centro).
  • Roteiros Turísticos: Roteiro Auto- Guiado de Natureza ( Caminhos das Colônias, Morro Malakoff e Pinhal Alto), Malakoff Ecoturismo, Caminhos Germânicos, Alemães do Sul, Ecoviv, Cooperativismo e Rota Cervejeira.

Eventos

  • Verão no Jardim da Serra Gaúcha (Janeiro a Março);
  • Festa do Figo (início de Fevereiro)
  • Magia da Páscoa (Inicia uma semana antes da Páscoa);
  • Festimalha (Abril/ Maio);
  • Festival Sabores da Colônia (Junho)
  • Rural Show (Junho ocorre a cada 2 anos)
  • Festival Internacional de Folclore (2ª quinzena de Julho);
  • Kerb in Tannenwald (Setembro)
  • Festival da Primavera - Frühlingsfest (Setembro);
  • Natal em Cores (Novembro/ Dezembro);

Nova-petropolitanos ilustres

Imagens


Fonte: Wikipedia

Patrocínio:
Booking.com