domingo, 27 de março de 2011

Orígem da palavra Gaúcho

Bueno! Vamos começar nossa viagem pela cultura gaúcha com um tema bastante polêmico: A orígem da palavra Gaúcho.
O termo Gaúcho, em espanhol sê pronuncia gáucho, com a primeira sílaba tônica, designa os habitantes dos pampas da Argentina, Uruguai e Brasil, é o gentílico de quem nasce no Rio Grande do Sul.
A Origem do nome remonta ao século XVI, e de onde provem o termo é um mistério com explicações diversas.
Lá pelos anos de mil setecentos e alguma coisa, os habitantes do pampa era denominados como guascas, que significa tira de couro cru. Esta palavra é utilizada até hoje para se referir ao índio corajoso. Segundo o historiador argentino Emilio Coni, por volta de 1770 surgiu o termo gaudério, aplicado aos "aventureiros paulistas que deserdavam das tropas regulares para se tornarem coureadores e ladrões de gado". Coni afirma que a expressão "gaúcho" torna-se corrente nos documentos a partir de 1790, como sinônimo de gaudério e também para designar os ladrões de gado que atuavam nos dois lados da fronteira.

A maioria dos autores rio-grandenses, no entanto, aceita outra explicação: seria uma corruptela da palavra Huagchu, de origem quêchua - dialeto falado por algumas tribos argentinas -  traduzida por guacho, que significa órfão e designaria os filhos de índia com branco português ou espanhol.
Barbosa Lessa,  em seu livro Rodeio dos Ventos, aponta duas correntes: Uma, do falecido professor Buenaventura Caviglio, reporta-se ao instrumento garrocha, espécie de foice com que outrora cortavam o jarrete dos bois durante as caçadas de couro; garrucho seria o homem portador de garrocha; e como os guaranis não conheciam o som rr, passaram a dizer guahucho.
A outra corrente, liderada pelo professor Fernando Assunção, reporta-se à palavra francesa gauche (pronuncie-se "gôche"), que significa esquerdo e, por extensão, tudo o que não é direito; daí o galicismo espanhol gaucho, aplicado em Geometria e Arquitetura para significar aquilo que está fora de nível; e o primitivo gaúcho era considerado, dentro da superfície ou do plano social, como um defeito da raça espanhola.
Barbossa Lessa aponta outra hipótese, que eu acho a mais provável: Quando o Rei da Espanha mandou casais de agricultores das Ilhas Canárias povoarem a recém-fundada Montevidéu, eles transplantaram a palavra pela qual identificavam os nativos das ilhas.- guanche, ou guancho - para designar os habitantes que encontraram por aqui, com o tempo a pronúncia passou a ser gáucho, aportuguesada para gaúcho.

De qualquer forma, os primeiros gaúchos foram gaudérios que vagavam sem patrão, pelos pampas sulamericanos.
Fontes:
http://www.paginadogaucho.com.br/intro.htm
http://www.paginadogaucho.com.br/hist/gaucho.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ga%C3%BAcho